Offside
Lado B

António Lucas Soares mostra-nos as suas fotografias de eleição.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Tech4home, pela voz de Márcio Barata.

Fora de Série

"...foi possível reforçar a imagem de profissionalismo que se espera de uma instituição como o INESC TEC." Paula Viana e Ana Rebelo (CTM) e Jaime Dias (SAS)

Pensar Sério

"Foi assinado no passado dia 21 de abril o protocolo de colaboração entre o INESC TEC e a Universidade Aberta (UAb), promovendo a investigação e o desenvolvimento na área do e-learning pela criação de um Núcleo do INESC TEC na UAb.", Vitor Rocio (CSIG)

Galeria do Insólito

Vamos então partilhar com os nossos leitores a notícia que nos últimos tempos mais nos impressionou, emocionou e até aterrorizou (...) O que nos deixou de rastos foi a notícia da saída do Pedro Jorge, que até se tornou viral no Twitter.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC organiza curso de formação avançada na área de gestão de risco em sistemas elétricos de energia

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC organizou, no âmbito do consórcio EES-UETP (Eletric Energy Systems – University Enterprise Training Program), o curso de formação avançada “Risk Management in Power Systems: from Theory to Practice” que teve lugar nos dias 15, 16 e 17 de junho no edifício sede do INESC TEC.

Tendo como objetivo proporcionar formação avançada no domínio da gestão de risco e incerteza associada à produção de base renovável em sistemas elétricos de energia, o curso contou com a participação de vários formadores internacionais, bem como elementos do CPES.

Foram abordados diversos aspetos teóricos e práticos em sistemas de energia, nomeadamente como fixar e monitorizar as necessidades de reserva operacional a curto e longo prazo, planeamento da rede de transmissão, dynamic line rating e operação de sistemas elétricos isolados. Por fim, também foram abordados tópicos emergentes, tais como mercados de eletricidade estocásticos e integração de recursos energéticos distribuídos (como por exemplo gestão ativa da procura) em redes de distribuição. 

A formação contou com 18 participantes, sendo relevante destacar a presença de dois elementos da Universidade da Califórnia em Berkeley (E.U.A.), um elemento da Iberdrola (Espanha) e outro do CESI - Testing Consulting Engineering Environment (Itália). Os restantes participantes pertenciam a várias universidades europeias.

A organização desta formação esteve a cargo de Ricardo Bessa e Manuel Matos, ambos dos CPES.

 

Os investigadores mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP e ao INESC TEC.