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"Foi assinado no passado dia 21 de abril o protocolo de colaboração entre o INESC TEC e a Universidade Aberta (UAb), promovendo a investigação e o desenvolvimento na área do e-learning pela criação de um Núcleo do INESC TEC na UAb.", Vitor Rocio (CSIG)

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O Núcleo INESC TEC/UAb e o ensino a distância

Por Vitor Rocio*

Foi assinado no passado dia 21 de abril o protocolo de colaboração entre o INESC TEC e a Universidade Aberta (UAb), promovendo a investigação e o desenvolvimento na área do e-learning pela criação de um Núcleo do INESC TEC na UAb. Trata-se de uma importante parceria que conjuga os 30 anos de excelência na investigação do INESC TEC com a experiência de 28 anos da UAb em ensino a distância, e da qual se prevê a produção de resultados muito significativos nos próximos anos, levando à disseminação e democratização das metodologias e tecnologias de ensino a distância (EaD) e e-learning, que já não podem, na sociedade atual, ser consideradas como marginais ou de 2º plano.

O e-learning e o EaD, num panorama que ainda é predominantemente assente num paradigma de ensino presencial, têm o potencial para modernizar os métodos de ensino, tornar mais eficiente e eficaz a aprendizagem, desenvolver novas competências, ultrapassar as dificuldades demográficas e económicas dos últimos anos pela qualificação da população que menos tradicionalmente frequenta o ensino superior – não só reduzindo os custos de formação, como flexibilizando, espacial e temporalmente, o acesso a contextos de aprendizagem com qualidade equivalente aos tradicionais. O EaD permite chegar a um público muito mais vasto e, conjugando os fatores investigação/desenvolvimento, financiamento adequado e integração em redes de conhecimento e inovação, contribuir para o desenvolvimento da sociedade portuguesa e elevar os níveis de qualificação e formação, que são condições essenciais para um desenvolvimento económico e social sustentável a longo prazo.

São todas estas vertentes que o Núcleo da UAb pretende explorar e desenvolver nos próximos anos, com uma estratégia bem definida e vertida no roteiro “TEC4SKILLS”. Este roteiro traça um objetivo muito claro de, através da investigação e desenvolvimento, democratizar o ensino a distância pelo uso de modernas tecnologias de informação e comunicação e pela aplicação de metodologias adequadas aos vários contextos de ensino-aprendizagem, sejam eles integralmente a distância ou mistos, com componentes presenciais.

O ensino a distância, que começou por se basear em modelos de correspondência, tem integrado, com a evolução dos canais de difusão (rádio, televisão), com a internet e com as novas tecnologias de informação, modelos mais completos de interação entre instrutores e aprendentes, de disponibilização de conteúdos e de realização de atividades de aprendizagem colaborativa, de que é exemplo (e caso único em Portugal) o Modelo Pedagógico Virtual da UAb.

Hoje em dia, e apesar de não estar ainda muito interiorizado na comunidade docente portuguesa, o EaD afirma-se não como alternativa, mas como componente integral de um ensino moderno, adequado aos desafios de desenvolvimento e progresso que se colocam atualmente a nível global. É necessário também consciencializar o público que a inovação pedagógica com metodologias de e-learning é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Temos como notáveis exemplos da potencial dimensão do EaD, a Open University do Reino Unido, a UNED em Espanha e a Universidade de Anadolu na Turquia.

É certo que algumas áreas estão ainda vedadas ao EaD, como a medicina ou algumas engenharias, mas é papel do núcleo do INESC TEC na UAb empurrar esses limites e ultrapassar barreiras, criando tecnologias, sistemas e modelos, para que o e-learning e o EaD integrem, de forma pedagogicamente produtiva, as atuais práticas de ensino e aprendizagem, também nestas áreas.

Estou firmemente convicto, como Pró-Reitor da universidade pública portuguesa de ensino a distância, que o caminho a seguir para enfrentar os atuais desafios do ensino superior passa pela modernização e diversificação das metodologias e formas de ministrar o ensino, aproximando a universidade dos estudantes e não o contrário.

A parceria com o INESC TEC é, sem dúvida alguma, um passo importante nesse caminho, constituindo a sustentação, a nível de investigação, para o conhecimento, as tecnologias e os modelos que venham a ser integrados nas práticas pedagógicas, num processo de constante renovação, processo esse em que, também como membro do Núcleo, estou profundamente empenhado.

 

*Investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica do INESC TEC e Pró-Reitor para o Campus Virtual e Modernização Tecnológica da Universidade Aberta