Projeto INESC P&D Brasil avalia impacto da eletricidade em comunidade rural brasileira
O INESC P&D Brasil está envolvido no MNEmerge, um projeto europeu que pretende avaliar o impacto socioeconómico de empresas multinacionais com atividade em mercados emergentes, nomeadamente no Brasil, Índia e África, em questões relacionadas com a inovação tecnológica, responsabilidade social, pobreza, segurança ambiental, saúde pública e energia.
No Brasil, o MNEmerge (“A Framework Model on MNE’s impact on global development challenges in emerging markets”) aborda a questão da eletrificação rural. Nesse sentido, membros do INESC P&D Brasil visitaram o município de Sananduva, Rio Grande do Sul, onde está localizada a comunidade rural Linha Betânia, que até 2006 não tinha acesso a eletricidade. O objetivo desta visita era avaliar o impacto que a eletrificação rural teve no desenvolvimento local.
De facto, verificou-se que com a chegada da energia elétrica, a comunidade pôde receber investimentos no âmbito das Ações Integradas do Programa Luz para Todos por forma a melhorar a qualidade de vida da população. Na localidade foi fundada uma Agroindústria de Doces e Conservas, estando de momento a produção agroindustrial a aumentar.
O projeto MNEmerge conta com a participação de uma equipa internacional e interdisciplinar, envolvendo nove parceiros. Além do INESC P&D Brasil, o consórcio integra as finlandesas Lappeenranta University of Technology (entidade coordenadora) e Turku University, as britânicas Kings College London, Oxford e Brumel University, e ainda representações individuais de instituições do Japão, Índia e Gana.
Inserido no 7º Programa-Quadro da União Europeia, o MNEmerge tem um custo de cerca de três milhões de euros e uma duração prevista de 36 meses.
Mais informações sobre o projeto aqui.