Offside
Lado B

António Lucas Soares mostra-nos as suas fotografias de eleição.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Tech4home, pela voz de Márcio Barata.

Fora de Série

"...foi possível reforçar a imagem de profissionalismo que se espera de uma instituição como o INESC TEC." Paula Viana e Ana Rebelo (CTM) e Jaime Dias (SAS)

Pensar Sério

"Foi assinado no passado dia 21 de abril o protocolo de colaboração entre o INESC TEC e a Universidade Aberta (UAb), promovendo a investigação e o desenvolvimento na área do e-learning pela criação de um Núcleo do INESC TEC na UAb.", Vitor Rocio (CSIG)

Galeria do Insólito

Vamos então partilhar com os nossos leitores a notícia que nos últimos tempos mais nos impressionou, emocionou e até aterrorizou (...) O que nos deixou de rastos foi a notícia da saída do Pedro Jorge, que até se tornou viral no Twitter.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto INESC P&D Brasil avalia impacto da eletricidade em comunidade rural brasileira

O INESC P&D Brasil está envolvido no MNEmerge, um projeto europeu que pretende avaliar o impacto socioeconómico de empresas multinacionais com atividade em mercados emergentes, nomeadamente no Brasil, Índia e África, em questões relacionadas com a inovação tecnológica, responsabilidade social, pobreza, segurança ambiental, saúde pública e energia.

No Brasil, o MNEmerge (“A Framework Model on MNE’s impact on global development challenges in emerging markets”) aborda a questão da eletrificação rural. Nesse sentido, membros do INESC P&D Brasil visitaram o  município de Sananduva, Rio Grande do Sul, onde está localizada a comunidade rural Linha Betânia, que até 2006 não tinha acesso a eletricidade. O objetivo desta visita era avaliar o impacto que a eletrificação rural teve no desenvolvimento local.

De facto, verificou-se que com a chegada da energia elétrica, a comunidade pôde receber investimentos no âmbito das Ações Integradas do Programa Luz para Todos por forma a melhorar a qualidade de vida da população. Na localidade foi fundada uma Agroindústria de Doces e Conservas, estando de momento a produção agroindustrial a aumentar.

O projeto MNEmerge conta com a participação de uma equipa internacional e interdisciplinar, envolvendo nove parceiros. Além do INESC P&D Brasil, o consórcio integra as finlandesas Lappeenranta University of Technology (entidade coordenadora) e Turku University, as britânicas Kings College London, Oxford e Brumel University, e ainda representações individuais de instituições do Japão, Índia e Gana.

Inserido no 7º Programa-Quadro da União Europeia, o MNEmerge tem um custo de cerca de três milhões de euros e uma duração prevista de 36 meses.

Mais informações sobre o projeto aqui.