INESC TEC organiza conferência sobre serviço público de media
O INESC TEC juntou-se à RTP e à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para organizar a conferência “Public Service Media in a Small Country with a Global Culture”, dedicada à temática do serviço público de media e novas dimensões do operador público. Esta nova designação abrange um serviço de comunicação apoiado pelo Estado que utiliza todas as plataformas ao seu dispor que incluem, para além da rádio e televisão, com que se iniciou, o online e as aplicações móveis.
Antes da conferência teve lugar um workshop, liderado por Karen Donders, docente na Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica, onde se discutiu a evolução do serviço público de media, questões relacionadas com a sua regulação e financiamento, bem como a apresentação de um panorama global da situação na Europa. Numa altura em que se debate o futuro da RTP e se introduzem alterações ao seu financiamento foi importante a comparação com o que se está a passar noutros países europeus. Estiveram presentes cerca de 10 quadros da RTP, incluindo Daniel Catalão e Mário Augusto da RTP.
Ao final da tarde realizou-se a conferência aberta ao público, no auditório principal da FEUP, que contou com apresentações de Beato Teixeira, administrador da RTP, e de Karen Donders, tendo sido discutidas por um painel composto por Lopes Araújo, diretor dos Serviços Jurídicos e Relações Institucionais da RTP, Júlio Magalhães, diretor do Porto Canal, e Fernando Zamith, professor de Jornalismo da U.Porto. O painel foi moderado por Artur Pimenta Alves, antigo diretor do INESC Porto e investigador do INESC TEC.
A comissão organizadora deste evento era constituída por Artur Pimenta Alves e Vânia Gonçalves (INESC Porto/FEUP/iMinds-SMIT, VUB), e contou com o apoio do Serviço de Comunicação.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: FEUP.