INESC TEC termina projeto europeu na área de conteúdos multimédia
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC concluiu no mês de outubro o projeto europeu ALICANTE - MediA Ecosystem Deployment Through Ubiquitous Content-Aware Network Environments, que prevê o desenvolvimento de um novo conceito para acesso a conteúdos multimédia independente da localização dos utilizadores, e que inclui a transmissão direta de conteúdos entre utilizadores. A auditoria final do projeto decorreu no dia 14 de outubro de 2013, nas instalações do CNRS-LaBRI (líder do projeto) em Bordéus, França, tendo a equipa avaliadora classificado o trabalho com a nota “Bom”.
Com início em 2009, este projeto tinha três objetivos principais: dotar a camada de rede de informação sobre os conteúdos que transporta, dotar a camada de serviço de informação de contexto de utilizadores, rede e terminais, e finalmente possibilitar a adaptação de serviços/conteúdos para promover a melhor qualidade de experiência do utilizador da Internet. Propondo uma nova arquitetura e o respetivo modelo de negócios, o ALICANTE permite ao utilizador aceder a serviços e conteúdos multimédia de forma eficiente, dinâmica e transparente.
No âmbito deste projeto, a equipa da UTM, constituída por António Pinto, Tânia Calçada e Filipe Ribeiro, ficou responsável por implementar uma solução de multicast híbrida (multicast nativo, unicast, P2P) com suporte para QoS (Qualidade de Serviço) e para árvores multi-domínio.
Para além do INESC TEC, o projeto conta ainda com os seguintes parceiros: PT Inovação de Portugal, o Laboratoire Bordelais de Recherche en Informatique (CNRS-LaBRI, líder do projeto), a École Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL) e a RESONATE MP4 (RSN), todos da França, o NCSR Demokritos – National Center for Scientific Research e o Technological Educational Institute of Crete, ambos da Grécia, a BandWD Ltd e a Optibase Technologies Ltd, ambas de Israel, o Thomson Video Networks (ThVN), o National Institute of Telecommunications (NIT) e o Poznan Supercomputing and Networking Center (PSNC), da Polónia, a Universitaet Klagenfurt (UNI-KLU) da Alemanha, e finalmente a Universitatea Politehnica din Bucuresti da Roménia.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.