INESC TEC tem novo grupo de investigação
Chama-se BRAIN (Biomedical Research And INnovation) e é o mais recente grupo constituído no INESC TEC, na forma de unidade em incubação. O BRAIN é liderado por João Paulo Cunha e desenvolve trabalho em duas áreas fundamentais da Engenharia Biomédica: a NeuroEngenharia e o QSelf e Wereable Systems.
A NeuroEngenharia é uma área da Engenharia Biomédica que se dedica aos “sistemas de apoio ao diagnóstico e terapêutica de doenças neurológicas, nomeadamente na neurocirurgia, neurofisiologia, neurologia e neuropsicologia”, explica João Paulo Cunha.
Quanto ao QSelf, está relacionado com o movimento "Quantified Self" que defende a monitorização das variáveis vitais do indivíduo e a sua incorporação em dados quantitativos que ofereçam um conhecimento mais profundo da sua saúde. De acordo com o investigador do INESC TEC, o conceito ainda está “um pouco à frente” daquilo que efetivamente está a ser feito, mas já existe “um trend” associado. Algumas profissões, tais como bombeiros, militares ou polícias, e até pessoas em determinada condição (doentes crónicos ou atletas), já aplicam amplamente o conceito.
Nesta fase, a estratégia de abordagem do BRAIN ao QSelf vai de encontro ao trabalho que o investigador já vem desenvolvendo em projetos anteriores, nomeadamente no que diz respeito ao “desenvolvimento de tecnologias ‘vestíveis’ (wearable systems) e tecnologias móveis”, afirma o professor.
Além disso, João Paulo Cunha realça que a filosofia global do BRAIN assenta na defesa de “um equilíbrio entre resultados científicos e ‘proof of concepts’ que sejam ‘spinoff-aveis’, alicerçado num modelo de inovação fortemente baseado nas pessoas e em ‘veículos’ empresariais (spin-offs e start-ups)”.
O grupo em incubação, dependente da Direção do INESC Porto (DIP), está ainda em fase de formação e conta para já com mais quatro elementos, além do investigador João Paulo Cunha.
Antes de se juntar ao Laboratório Associado, João Paulo Cunha foi docente da Universidade de Aveiro e esteve também integrado no Instituto de Engenharia Eletrotécnica e Telemática de Aveiro (IEETA). Paralelamente ao INESC TEC, mantém ainda ligação à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sendo professor associado com agregação no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC).