Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
CARlos tavares, mog technologies, ENGENHEIRO DE SOFTWARE
- Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: 2007-2011
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CSIG*, CPES**
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: CAALYX, eCAALYX, Projeto Reservas
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Depois da minha saída juntei-me a uma empresa bem conhecida do INESC TEC, na verdade uma das suas spin-offs que tiveram mais sucesso, a MOG. A MOG derivou de um grupo da CTM*** com o mesmo nome e dedica-se a criar ferramentas para o mercado de vídeo profissional, de modo a ajudar os seus clientes na transição da videocassete para sistemas de ficheiros e arquivo digitais.
O meu trabalho desde então, tem sido, fundamentalmente, desenvolver software.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
A minha experiência no INESC TEC foi muito diversificada e rica. Tive a oportunidade de fazer muitas atividades diferentes, desde o desenvolvimento de software, a publicar artigos, a participar em exposições, assim como a lidar diretamente com clientes e utilizadores finais. Tive também a oportunidade de trabalhar com pessoas de outros países e conhecer as suas realidades. Tudo isto me fez crescer muito, tanto profissionalmente, como pessoalmente. Criou em mim algumas competências e fortaleceu outras e não apenas do ponto de vista técnico. Considero que esta aprendizagem é um legado importantíssimo para a minha vida profissional, vá para onde for.
Mais em específico, isto não encontraria noutros sítios tão facilmente, creio que o INESC TEC me permitiu a convivência com pessoas muito capacitadas e a oportunidade de resolver problemas realmente complexos. Isto deu-me alguma cultura científica, mas também uma noção importante do que é esperado de um trabalho de grande qualidade. Como consequência desenvolvi a minha autoexigência e espírito crítico.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Não creio que tenha mudado muito desde que saí, porque, feitas as contas, não passou assim tanto tempo. Pela informação que me vai chegando, parece-me que o INESC TEC cresceu, visto que tem agora mais grupos de investigação associados e mais infraestruturas, sendo que estas me parecem as principais mudanças. Ao mesmo tempo, parece-me que os ecos da crise também se vão fazendo sentir, espero que sem grande mossa e que o INESC TEC possa continuar a sua atividade ao nível que nos habituou.
* Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica, antiga Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG)
** Centro de Sistemas de Energia, antiga Unidade de Sistemas de Energia (USE)
*** Centro de Telecomunicações e Multimédia, antiga Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM)