Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do AEROSPACE VALLEY, pela voz de François Aumonier.

Fora de Série

"O que me motiva a trabalhar no CPES do INESC TEC são os projetos inovadores, em que se resolvem problemas atuais, assim como alguns que surgirão num futuro próximo." Jorge Pereira

A Vós a Razão

"Foi em vésperas de sair do INESC TEC que, em conversa sobre este convite, alguém, em jeito de brincadeira, disse: 'fale agora ou cale-se para sempre!'. Foi esta inspiradora frase que deu mote ao meu tema: já que me vou embora, porque não aproveitar para sugerir melhorias na instituição?", Filipa Ramalho (CESE)

Asneira Livre

"Extrai-se naturalmente daqui, na mais sólida lógica onde a batata não tem lugar, que o imobilizador... perdão... imóvel sofá galvanizará o já de si laboratório móvel para velocidades ainda mais estonteantes no mundo da ciência." Justino Rodrigues (CPES)

Galeria do Insólito

Clips, folhas de papel e… seios. Eis três coisas que compõem o material de escritório nas mesas de trabalho do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Tese de mestrado de investigadora do INESC TEC distinguida no Brasil

A investigadora do Centro de Sistemas de Energia (CPES)* do INESC TEC, Carolina Marcelino, ganhou o prémio “Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2013”, na categoria “Processos eficientes para redução do consumo de água e energia”, pela dissertação de mestrado Otimização de um Sistema de Controle Conjunto de Geração de Energia Hidrelétrica com o emprego de Inteligência Computacional, orientada por Paulo Almeida e Elizabeth Wanner.

A tese distinguida foi concluída em 2012 no âmbito do Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e relaciona-se com a maximização da produção energética em centrais hidroelétricas. “O objetivo do trabalho é a modelação matemática da geração hidroelétrica e a otimização do processo de produção de energia com recurso a algoritmos evolutivos. Por meio de inferência estatística é mostrado que o melhor algoritmo utilizado obteve 0,37% de economia de recursos hídricos em uma projeção mensal”, explica Carolina Marcelino.

A distinção, atribuída pelo governo brasileiro através da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em conjunto com a empresa Vale S. A. “é bastante importante no Brasil”, afirma Carolina Marcelino. “Esta conquista deixou todos muito felizes”, refere a investigadora que está desde fevereiro no CPES do INESC TEC, por intermédio de um estágio sanduíche sob orientação do diretor Vladimiro Miranda. “Agradeço ao professor Vladimiro Miranda a oportunidade de trabalhar no CPES, onde estou a aprimorar o meu conhecimento em otimização com uso de algoritmos evolutivos aplicados a problemas de sistemas de energia. Tem sido uma fase de crescimento e satisfação para mim”, refere Carolina Marcelino.

O prémio será entregue numa cerimónia no dia 5 de junho no Rio de Janeiro.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.

* antiga Unidade de Sistemas de Energia (USE)