INESC TEC mostra Telecomunicações em Dia Aberto
O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM)* do INESC TEC organizou, a 7 de maio, um Dia Aberto para empresas. Demonstrações de projetos, apresentação de casos de sucesso e trabalhos de doutoramento completaram o programa do evento que juntou os colaboradores da unidade, mostrando ao exterior a qualidade da produção científica e a capacidade de inovação do CTM. Duas dezenas de empresas marcaram presença no evento que se espera origine novas ideias e futuras parcerias.
Com o objetivo de estabelecer sinergias interna e externamente, o Dia Aberto exibiu os marcos mais recentes e significativos da unidade, ao mesmo tempo que disseminou o amplo espectro de conhecimentos e experiência dos seus recursos humanos. Em 2013 o CTM contou com 132 colaboradores, dos quais 27 professores universitários, 38 estudantes de doutoramento, sete contratados, 52 bolseiros, que trabalharam em 36 projetos. Estes colaboradores têm sido também responsáveis por um aumento gradual no número de publicações em revistas. Ainda digno de registo são as teses de doutoramento: entre três e sete concluídas anualmente.
No início da sessão, os coordenadores Manuel Ricardo e Augustin Olivier traçaram o perfil das diferentes áreas de atuação, objetivos estratégicos e missão do Centro, que se pauta pelo “desenvolvimento de sistemas e tecnologias avançados que permitam comunicações seguras, eficientes e de elevado débito, extração de conhecimento, e aplicações multimédia imersivas e ubíquas”, referiu Augustin Olivier. O assessor da coordenação, Carlos Pinho, sublinhou a participação na infraestrutura de investigação TEC4SEA, plataforma única e pioneira na Europa para apoiar a investigação, desenvolvimento e teste de robótica marinha, telecomunicações e sensores para monitorização meio oceânico. Carlos Pinho apresentou ainda as linhas de investigação e desenvolvimento do CTM nesta plataforma: comunicações entre robots; tecnologias e sistemas de comunicações rádio, óticos e acústicos para ambientes marítimos.
Depois da apresentação de sete casos de sucesso (“JANUS: A multi-technology solution for terrestrial and maritime vehicular networks”, “Radio over fiber”, “Electronics in health”, “Music recommendation in a Portuguese music social network”, “Breast Cancer”, “Personalized multiview spaces”, "New paradigm for the Internet based on publish-subscribe approach (CONVERGENCE)”), 31 estudantes de doutoramento expuseram, em 1 minuto, o trabalho que estão a desenvolver no âmbito das suas teses. O Dia Aberto terminou com a demonstração de 18 protótipos.
O evento foi organizado por Maria Teresa Andrade, Hélder Oliveira e Saravanan Kandasamy. Para mais informações, consultar a página do evento.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.
*antiga Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM)