Investigadores do INESC TEC premiados em conferência de Química
O poster “MIPs-based e-tongue for the detection of quaternary ammonium salts" do investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP)* do INESC TEC, João Paulo Barbosa, foi galardoado com uma Menção Honrosa. O trabalho foi apresentado na 4th Portuguese Young Chemists Meeting (4º PYCheM), que decorreu em Coimbra entre 29 de abril e 1 de maio.
O poster, que tem ainda como coautores o também investigador do CAP, Gerardo Aguilar, e Maria João Sottomayor (da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), versa a deteção de substâncias nocivas na cadeia alimentar humana, especificamente sais de amónio quaternário. Estes contaminantes são de utilização massiva em produtos de higiene, limpeza e desinfeção de uso comum, bem como na indústria alimentar, originando esta utilização o seu aparecimento em produtos vegetais e mel, como exemplos. O trabalho está enquadrado no projeto SNIFFER (Sensory devices network for food supply chain security), do 7º Programa-Quadro, na área da segurança alimentar.
O 4 º PYCheM teve como objetivo não só a divulgação de trabalhos científicos na área da Química entre jovens investigadores em Portugal e no estrangeiro, mas também o reforço da ligação entre a investigação científica e a indústria.
*Antiga Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE)
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto.