Investigador do INESC TEC integra plataforma europeia TPWind
O investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES)* do INESC TEC, Ricardo Bessa, foi selecionado para integrar a European Wind Energy Technology Platform (TPWind), no grupo de trabalho sobre integração de produção eólica no sistema elétrico de energia (WG3: Grid Integration).
Esta plataforma tecnológica pretende fomentar e definir novas linhas de I&D relacionadas com políticas nacionais e europeias, bem como com novas tecnologias, para o setor da energia eólica. Representa também uma oportunidade para a colaboração informal entre os Estados-membros, incluindo os menos desenvolvidos em termos de energia eólica. A TPWind é composta por parceiros industriais, governamentais, sociedade civil, instituições de I&D e organizações financeiras do setor da energia eólica.
O objetivo fundamental é identificar as áreas com maior potencial de inovação, definir novas tarefas de I&D a nível europeu e identificar as linhas prioritárias. A plataforma irá desenvolver recomendações coerentes, detalhando tarefas específicas, abordagens, participantes e infraestrutura necessária, no contexto da I&D na indústria, bem como da União Europeia ao nível do programa-quadro Horizonte 2020. Irá também avaliar o financiamento global disponível para a realização destas tarefas, a partir de fontes públicas e privadas.
*antiga Unidade de Sistemas de Energia (USE)
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.