Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do AEROSPACE VALLEY, pela voz de François Aumonier.

Fora de Série

"O que me motiva a trabalhar no CPES do INESC TEC são os projetos inovadores, em que se resolvem problemas atuais, assim como alguns que surgirão num futuro próximo." Jorge Pereira

A Vós a Razão

"Foi em vésperas de sair do INESC TEC que, em conversa sobre este convite, alguém, em jeito de brincadeira, disse: 'fale agora ou cale-se para sempre!'. Foi esta inspiradora frase que deu mote ao meu tema: já que me vou embora, porque não aproveitar para sugerir melhorias na instituição?", Filipa Ramalho (CESE)

Asneira Livre

"Extrai-se naturalmente daqui, na mais sólida lógica onde a batata não tem lugar, que o imobilizador... perdão... imóvel sofá galvanizará o já de si laboratório móvel para velocidades ainda mais estonteantes no mundo da ciência." Justino Rodrigues (CPES)

Galeria do Insólito

Clips, folhas de papel e… seios. Eis três coisas que compõem o material de escritório nas mesas de trabalho do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigador do INESC TEC integra plataforma europeia TPWind

O investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES)* do INESC TEC, Ricardo Bessa, foi selecionado para integrar a European Wind Energy Technology Platform (TPWind), no grupo de trabalho sobre integração de produção eólica no sistema elétrico de energia (WG3: Grid Integration).

Esta plataforma tecnológica pretende fomentar e definir novas linhas de I&D relacionadas com políticas nacionais e europeias, bem como com novas tecnologias, para o setor da energia eólica. Representa também uma oportunidade para a colaboração informal entre os Estados-membros, incluindo os menos desenvolvidos em termos de energia eólica. A TPWind é composta por parceiros industriais, governamentais, sociedade civil, instituições de I&D e organizações financeiras do setor da energia eólica.

O objetivo fundamental é identificar as áreas com maior potencial de inovação, definir novas tarefas de I&D a nível europeu e identificar as linhas prioritárias. A plataforma irá desenvolver recomendações coerentes, detalhando tarefas específicas, abordagens, participantes e infraestrutura necessária, no contexto da I&D na indústria, bem como da União Europeia ao nível do programa-quadro Horizonte 2020. Irá também avaliar o financiamento global disponível para a realização destas tarefas, a partir de fontes públicas e privadas.

*antiga Unidade de Sistemas de Energia (USE)

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.