INESC TEC participa em simpósio para estreitar cooperação científica entre Portugal e Brasil
Vladimiro Miranda, diretor do INESC Porto, entidade que coordena o Laboratório Associado INESC TEC, integrou a comitiva da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que participou, no dia 9 de maio, no “Simpósio São Paulo, Brasil - Portugal - Colaboração Científica”, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil.
O simpósio teve como objetivo apresentar as recentes pesquisas realizadas nas áreas de Ciências do Mar, Saúde e Biotecnologia, Inovação Tecnológica e Energias Renováveis, em Portugal e no Brasil, sendo que Vladimiro Miranda participou no painel dedicado às Tecnologias da Informação.
Do evento saiu a assinatura de um memorando de entendimento entre o OCEANUS - Marine Research and Innovation (centro de competências da Universidade do Porto que promove atividades e investigação ligadas ao mar e que tem na sua direção Vladimiro Miranda) e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, com vista a estreitar a cooperação entre Portugal e Brasil.
Além de Vladimiro Miranda, participaram no simpósio o presidente da FCT, Miguel Seabra, e ainda outros académicos e investigadores de diversas universidades portuguesas e brasileiras.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.
Créditos foto: Eduardo Cesar/FAPESP