Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do AEROSPACE VALLEY, pela voz de François Aumonier.

Fora de Série

"O que me motiva a trabalhar no CPES do INESC TEC são os projetos inovadores, em que se resolvem problemas atuais, assim como alguns que surgirão num futuro próximo." Jorge Pereira

A Vós a Razão

"Foi em vésperas de sair do INESC TEC que, em conversa sobre este convite, alguém, em jeito de brincadeira, disse: 'fale agora ou cale-se para sempre!'. Foi esta inspiradora frase que deu mote ao meu tema: já que me vou embora, porque não aproveitar para sugerir melhorias na instituição?", Filipa Ramalho (CESE)

Asneira Livre

"Extrai-se naturalmente daqui, na mais sólida lógica onde a batata não tem lugar, que o imobilizador... perdão... imóvel sofá galvanizará o já de si laboratório móvel para velocidades ainda mais estonteantes no mundo da ciência." Justino Rodrigues (CPES)

Galeria do Insólito

Clips, folhas de papel e… seios. Eis três coisas que compõem o material de escritório nas mesas de trabalho do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Doutoramentos no INESC TEC premiados pela Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica

As investigadoras Susana Silva e Raquel Queirós foram distinguidas com o Prémio SPOF - Sociedade Portuguesa para a Investigação e Desenvolvimento em Óptica e Fotónica - de melhor tese e menção honrosa, respetivamente, pelos seus trabalhos de doutoramento em Física da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), concluídos em 2013 no Centro de Fotónica Aplicada (CAP)* do INESC TEC.

A tese de Susana Silva, intitulada Fiber optic structures for refractive index and gas sensing, defendida na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), apresentou novas configurações de sensores em fibras óticas especiais para medição de índice de refração e para aplicação na deteção de gases. Teve como co-orientador o também investigador do CAP, José Luís Santos, e foi orientada por Xavier Malcata (Faculdade de Engenharia da U.Porto).

Já a dissertação de Raquel Queirós, igualmente defendida na FCUP, envolveu o desenvolvimento de novos biossensores para a deteção e quantificação de contaminantes microbianos em águas para utilização humana. Foi orientada por Maria Goreti Sales Instituto Superior de Engenharia do Porto e coorientada por Paulo Silva Marques Santos (INESC TEC/FCUP). .

As investigadoras foram bolseiras da Fundação para a Ciência e Tecnologia pelo Programa de Bolsas Individuais de Doutoramento e realizaram os seus trabalhos no CAP. Foram ainda membros da direção do Capitulo de Estudantes da Universidade do Porto da SPIE, International Society for Optics and Photonics, em 2013. Raquel Queirós é atualmente Research Fellow no INL- International Iberian Nanotechnology Laboratory e Susana Silva continua no CAP, enquanto bolseira da FCT de Pós-doutoramento.

Os prémios serão entregues a 30 de maio próximo por ocasião da conferência AOP 2014 – Applications of Optics and Photonics a decorrer em Aveiro entre 28 e 30 de maio.

A SPOF foi criada em novembro de 2009 com o objetivo de promover a ótica nas vertentes de investigação científica e tecnológica mas também da formação e educação em ótica pura, aplicada e fotónica.

*Antiga Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE)

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FCUP.