Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Imofilter, pela voz de Francisco Miranda.

Fora de Série

"Continuarei, assim, a dedicar todos os meus esforços para a estar à altura das expetativas desta unidade de investigação e também do papel de recém-doutorada do INESC TEC." Susana Silva

A Vós a Razão

"(...) que vozes calar? que vozes expressar? Numa solução ao jeito da comissão nacional de eleições, fica o tempo de antena distribuído pelas diferentes vozes da razão (...)", Pedro Jorge (CAP).

Asneira Livre

"A qualidade temos - basta ver o INESC TEC e o Ronaldo! Mas é preciso fazer, estruturar, inventar, perseverar!", Francisco Maia (HASLab)

Galeria do Insólito

“Quem tem butt, tem medo”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Artigo científico do INESC TEC premiado em conferência de Ótica e Fotónica

O artigo “Gas sensing using wavelength modulation spectroscopy” do investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP)*, Duarte Viveiros, recebeu o prémio “SPIE’s Student Best Paper Award”.

O trabalho apresenta um sistema sensor, baseado em fibra ótica para a deteção de gás, utilizando a técnica de espetroscopia por modulação de comprimento de onda (WMS - Wavelength modulation spectroscopy). O sistema sensor desenvolvido permite a deteção de três diferentes gases que se encontram entre os principais poluentes da atmosfera, como o dióxido de carbono e o metano, considerados gases com efeito de estufa, e a amónia.

O artigo foi escrito no âmbito do projeto europeu ECOAL-MGT (Ecological Management of Coal Waste Piles in Combustion) que tem por base a instalação de sensores de fibras óticas em escombreiras de minas de carvão em autocombustão para avaliar os seus prospetivos cenários evolutivos.

O prémio, patrocinado pela SPIE, foi entregue durante a II International Conference on Applications of Optics and Photonics (AOP 2014), que decorreu entre 26 e 30 de maio em Aveiro.

*Antiga Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE)

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.