Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Imofilter, pela voz de Francisco Miranda.

Fora de Série

"Continuarei, assim, a dedicar todos os meus esforços para a estar à altura das expetativas desta unidade de investigação e também do papel de recém-doutorada do INESC TEC." Susana Silva

A Vós a Razão

"(...) que vozes calar? que vozes expressar? Numa solução ao jeito da comissão nacional de eleições, fica o tempo de antena distribuído pelas diferentes vozes da razão (...)", Pedro Jorge (CAP).

Asneira Livre

"A qualidade temos - basta ver o INESC TEC e o Ronaldo! Mas é preciso fazer, estruturar, inventar, perseverar!", Francisco Maia (HASLab)

Galeria do Insólito

“Quem tem butt, tem medo”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC participa em estudo sobre estratégias de produção nas empresas nacionais

Elevado desempenho ao nível da qualidade, flexibilidade, entrega e custo. Estes são alguns dos atributos que caracterizam as 34 empresas portuguesas que participaram no Inquérito Internacional de Estratégias de Produção (IMSS), realizado pela Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto, em parceria com o INESC TEC e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

As conclusões do estudo – que desvenda as melhores práticas empresariais utilizadas no setor industrial em Portugal e no mundo – indicam que as empresas nacionais apresentam níveis elevados de implementação de boas práticas em áreas com a qualidade, flexibilidade e produtividade e que conquistaram, nos últimos três anos, uma melhoria de desempenho acima da média da amostra global (composta por 843 empresas em todo o mundo).

O posicionamento estratégico de Portugal destaca-se da amostra global pela atribuição de maior importância ao preço e à flexibilidade, esta última nomeadamente nas vertentes de produção à medida e em pequenos lotes. Relativamente ao nível da gestão de recursos humanos, as empresas nacionais revelaram elevados níveis de flexibilidade da força de trabalho, sendo esta utilizada como estratégia chave para lidar com as flutuações da procura. No entanto, o baixo custo assume-se ainda como um importante vantagem competitiva de Portugal na atração de investimento industrial, particularmente quando comparado com outros países europeus.

Ana Cristina Barros

O estudo, que contou com a colaboração da investigadora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, Ana Cristina Barros, revela, contudo, que as fábricas nacionais apresentam menor autonomia no desenvolvimento de produtos e processos e um papel mais reduzido enquanto centros de conhecimento.

As conclusões demonstram, ainda, que em 2013 Portugal apresenta baixos níveis de investimento em I&D, em competências da força de trabalho e iniciativas estratégicas, pelo que se esta situação se prolongar pode comprometer a competitividade a longo prazo.

O IMSS é um projeto de investigação internacional, realizado de quatro em quatro anos, fruto da coordenação conjunta de cerca de 45 das mais respeitadas escolas de negócios e Universidades de todo o mundo. Portugal – que pertence à rede internacional desde a origem do projeto, em 1992 – é representado pela Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto. A mais recente edição do inquérito contou com a participação de 843 empresas de 19 países da Europa, América e Ásia.

A investigadora com ligação ao INESC TEC referida nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.