Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Imofilter, pela voz de Francisco Miranda.

Fora de Série

"Continuarei, assim, a dedicar todos os meus esforços para a estar à altura das expetativas desta unidade de investigação e também do papel de recém-doutorada do INESC TEC." Susana Silva

A Vós a Razão

"(...) que vozes calar? que vozes expressar? Numa solução ao jeito da comissão nacional de eleições, fica o tempo de antena distribuído pelas diferentes vozes da razão (...)", Pedro Jorge (CAP).

Asneira Livre

"A qualidade temos - basta ver o INESC TEC e o Ronaldo! Mas é preciso fazer, estruturar, inventar, perseverar!", Francisco Maia (HASLab)

Galeria do Insólito

“Quem tem butt, tem medo”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Fora de Série

A Série dos fora de série

Num universo de mais de 800 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determina uma mudança de política editorial: partir do nº144, o BIP passará a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!).

Adicionalmente, tendo por base critérios de oportunidade noticiosa, será desenvolvida uma entrevista a um dos nomeados.

ESTE MÊS FALAMOS COM... SUSANA SILVA

1. Há quanto tempo integra o Centro de Fotónica Aplicada (CAP)* do INESC TEC e como surgiu a sua ligação à instituição?

Eu faço parte da equipa do CAP há quase 10 anos. A minha ligação surgiu por altura da conclusão da minha Licenciatura em Optoeletrónica e Lasers (pela Faculdade de Ciências da U.Porto) e foi nesta unidade de investigação que desenvolvi todo o trabalho experimental para a minha dissertação, tendo contado com a supervisão do Professor José Luís Santos. Atualmente sou bolseira pós-doc da FCT (sob supervisão do Dr. Orlando Frazão) e é com muito gosto que continuo a fazer parte desta equipa (CAP) e da grande família que é o INESC TEC.

2. O que significa para si ter sido galardoada com o prémio de melhor tese de Doutoramento da Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica (SPOF)?

Foi com muita satisfação que recebi o prémio atribuído pela SPOF, mérito que também atribuo aos meus orientadores (Professor Xavier Malcata e Professor José Luís Santos) pelo apoio incondicional prestado ao longo do Doutoramento. Este prémio dignifica não só o trabalho que desenvolvi, mas também a U. Porto e o INESC TEC.

Susana Silva Susana Silva

3. Qual foi o papel do INESC TEC no seu projeto de Doutoramento?

O INESC TEC, como Laboratório Associado por excelência, tem sido a minha instituição de acolhimento deste a Licenciatura, passando pelo Mestrado e, recentemente, enquanto aluna de Doutoramento. Esta instituição manteve sempre ao meu dispor todos os meios necessários para a realização do meu trabalho de investigação. Foi também por intermédio da minha unidade de investigação, e através da sua vasta rede de colaborações com outros centros de investigação, que tive a oportunidade de colaborar com instituições de renome internacional e com investigadores que em muito contribuíram para o desenvolvimento do meu trabalho de investigação.

4.A sua tese de Doutoramento centra-se no desenvolvimento de novos sensores de fibras óticas especiais. Quais são as principais aplicações desta tecnologia?

O trabalho apresentado na minha tese de Doutoramento abrange a investigação e desenvolvimento de sensores em fibra ótica para a deteção de parâmetros físico-químicos em ambientes líquidos e gasosos. Foram objeto de estudo configurações em fibras óticas com características especiais para a medição de índice de refração em meios líquidos e configurações interferométricas para a monitorização em meios gasosos.
A monitorização de processos biológicos (ex. libertação de hidrogénio em culturas de microalgas) é uma das fortes aplicações deste tipo de dispositivos, uma vez que o sensor em fibra ótica é minimamente invasivo e pode ser colocado em contacto direto com o meio de cultura, permitindo monitorização local e em tempo real, eliminando a necessidade de retirar uma amostra do meio para posterior análise laboratorial.

Susana Silva Susana Silva

5. O CAP é o Centro do INESC TEC com um maior índice de produção científica. Na sua opinião, a que se deve este sucesso académico?

Na minha opinião, este sucesso deve-se ao constante trabalho de equipa, ao espírito de entreajuda e ao esforço conjunto para colaborações com outras instituições (nacionais e internacionais), que têm permitido uma vasta troca de conhecimento. Destaco ainda o empenho que todos os colaboradores desta unidade colocam em todo o trabalho que realizam.

6. Terminaremos este questionário, pedindo que comente a sua nomeação, a qual foi feita pela coordenação do CAP.

Agradeço ao INESC TEC e  ao CAP pelo acesso às condições necessárias para o desenvolvimento do meu trabalho de investigação ao longo destes anos. Agradeço, em particular, ao Prof. Paulo Marques e ao Dr. Ireneu Dias pelo apoio incondicional na realização dos meus projetos. Não posso deixar de dar uma palavra de agradecimento ao Professor José Luís Santos, que me lançou para este maravilhoso mundo das fibras óticas no CAP (foi meu supervisor ao longo destes dez anos e contribuiu de forma positiva na minha formação pessoal e académica) e também ao Dr. Orlando Frazão, pela partilha de conhecimento científico.

Continuarei, assim, a dedicar todos os meus esforços para a estar à altura das expetativas desta unidade de investigação e também do papel de recém-doutorada do INESC TEC.

fora de série - em MAIO

Duarte Viveiros

  • Duarte Viveiros, CAP

"O Duarte tem, com a orientação do João Ferreira, sido o implementador no terreno da solução integrada de monitorização das escombreiras de S. Pedro da Cova, no âmbito do projeto ECOAL-MGT. O seu empenho nesta fase de integração, ultrapassando as vicissitudes legais, burocráticas e técnicas, e que já lhe valeu o prémio “SPIE’s Student Best Paper Award” no passado mês de maio, permite antever um futuro promissor, que esta distinção pretende incentivar.

Coordenação do CAP

João Barbosa

  • João Barbosa, CAP

"O João teve um desempenho extraordinário, aliás materializado no reconhecimento que foi a menção honrosa da 4º PYCheM. A sua atividade no âmbito do projeto SNIFFER foi também reconhecida na reunião semestral deste projeto no início do mês na Suécia. A sua nomeação pretende constituir um incentivo para todo o grupo de sensores químicos."

Coordenação do CAP

Susana Silva

  • Susana Silva, CAP

"A tese agora premiada insere-se no desenvolvimento de novos sensores de fibras óticas especiais, sendo de realçar a aplicação em sensores para a deteção de hidrogénio.
O prémio agora atribuído é um testemunho externo do seu dedicado desempenho ao longo da tese, bem como da sua participação empenhada em projetos nesta área.
A nomeação para "Fora de Série" pretende, além de premiar com justiça a sua atividade, ser um estímulo para maiores responsabilidades e desafios."

Coordenação do CAP