Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do AEROSPACE VALLEY, pela voz de François Aumonier.

Fora de Série

"O que me motiva a trabalhar no CPES do INESC TEC são os projetos inovadores, em que se resolvem problemas atuais, assim como alguns que surgirão num futuro próximo." Jorge Pereira

A Vós a Razão

"Foi em vésperas de sair do INESC TEC que, em conversa sobre este convite, alguém, em jeito de brincadeira, disse: 'fale agora ou cale-se para sempre!'. Foi esta inspiradora frase que deu mote ao meu tema: já que me vou embora, porque não aproveitar para sugerir melhorias na instituição?", Filipa Ramalho (CESE)

Asneira Livre

"Extrai-se naturalmente daqui, na mais sólida lógica onde a batata não tem lugar, que o imobilizador... perdão... imóvel sofá galvanizará o já de si laboratório móvel para velocidades ainda mais estonteantes no mundo da ciência." Justino Rodrigues (CPES)

Galeria do Insólito

Clips, folhas de papel e… seios. Eis três coisas que compõem o material de escritório nas mesas de trabalho do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigadores do INESC TEC premiados em conferência de Química

O poster “MIPs-based e-tongue for the detection of quaternary ammonium salts" do investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP)* do INESC TEC, João Paulo Barbosa, foi galardoado com uma Menção Honrosa. O trabalho foi apresentado na 4th Portuguese Young Chemists Meeting (4º PYCheM), que decorreu em Coimbra entre 29 de abril e 1 de maio.

O poster, que tem ainda como coautores o também investigador do CAP, Gerardo Aguilar, e Maria João Sottomayor (da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), versa a deteção de substâncias nocivas na cadeia alimentar humana, especificamente sais de amónio quaternário. Estes contaminantes são de utilização massiva em produtos de higiene, limpeza e desinfeção de uso comum, bem como na indústria alimentar, originando esta utilização o seu aparecimento em produtos vegetais e mel, como exemplos. O trabalho está enquadrado no projeto SNIFFER (Sensory devices network for food supply chain security), do 7º Programa-Quadro, na área da segurança alimentar.

O 4 º PYCheM teve como objetivo não só a divulgação de trabalhos científicos na área da Química entre jovens investigadores em Portugal e no estrangeiro, mas também o reforço da ligação entre a investigação científica e a indústria.

*Antiga Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE)

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto.