Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Medlog, pela voz de Paulo Pires

Fora de Série

"(...) as distintas competências que o HASLab e os restantes membros do INESC TEC possuem constituem, e prometem constituir, uma interessante e produtiva sinergia." (Alexandre Madeira, HasLab)

A Vós a Razão

"E esta procurará ser a nossa contribuição para navegar no arquipélago multifacetado de um jardim de pedras bem sólidas, mas que se movem para colaborar, cooperar, enfim, crescer.", Aurélio Campilho (C-BER)

Asneira Livre

"Ser do INESC TEC é: ter um boletim que nos permite dizer asneiras de forma livre!", Bruno Vieira (CEGI)

Galeria do Insólito

Levar o troféu do Torneio de Futebol do INESC TEC para a defesa da tese de doutoramento é do caneco!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

BABEL LEBAB

Haverá melhor metáfora alusiva à Universidade do que a Torre de Babel?

Claro que todos os familiarizados com o imaginário europeu, herdado de assírias fantasias por via hebraica, perspetivam de imediato uma turba caótica, em mil conflitos egoístas, falando a mil vozes dissonantes e desencontradas. O resultado é a desorganização e a derrocada.

E se sonhássemos com a Torre de Lebab? Se acarinhássemos, alimentássemos um processo inverso?

É assim: uma turba caótica, vivendo de discussões de mil paróquias, falando mil línguas sem se compreenderem, sem rumo e sem prédio comum, é avaliada por deus, o qual, constatando a condição desastrosa e improdutiva de tal estado de coisas, decide dar-lhes o que lhes falta: uma visão de futuro. Sopra-lhes um bafo misterioso ou faz cair sobre as cabeças de cada um labaredas que não queimam nem os tornam todos iguais uns aos outros mas os dotam de um discurso comum, uma linguagem que todos entendem e de um propósito: construir uma torre, um baluarte que os eleve ao céu. E, para assim os motivar, fornece-lhes um desígnio: o conhecimento universal que os aparente aos deuses.

Toda a Universidade, e a do Porto não escapa a essa lei, precisa de ser de alguma forma uma torre de Lebab. Precisa de um propósito, de um sonho comum, de um discurso partilhado que motive e mobilize. Precisa de acolher em si toda a variação mas em forma de entendimento, precisa de construir algo em que todos se reconheçam beneficiando da diversidade.

À nova equipa reitoral que assumiu o leme da UP, deseja-se toda a ventura para esta missão. Tem condições para isso e, certamente, receberá a colaboração empenhada e até amiga de todos aqueles, formiguinhas e formigueiros, que sonham com Lebab ou podem ser postos a sonhar.

Créditos foto: Wikipédia