Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Elaine Paiva, Universidade Federal de Uberlândia, Professora Adjunta
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2013
- Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou: LIAAD
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Depois de terminar meu estágio no INESC TEC, retornei ao Brasil para finalizar o meu Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) – São Carlos. Finalizei o meu Doutorado em maio de 2014.
Atualmente sou Professora Adjunta da Faculdade de Computação na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlânida, Brasil. Estou orientando alguns trabalhos de conclusão de curso e coorientando alunos de Mestrado. Continuo a desenvolver pesquisas na minha área de Doutorado, que é Mineração de Data Streams.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
A minha experiência no INESC TEC foi realmente muito importante para a minha formação. Tive o privilégio de participar do LIAAD, um laboratório que conta com pesquisadores de renome internacional e tem importantes projetos de pesquisa. Durante o meu estágio, pude avançar bastante com a minha tese de Doutorado e conhecer o trabalho de vários outros pesquisadores, por meio dos seminários promovidos pelo LIAAD.
Em relação a minha área de pesquisa, pude estreitar laços com um dos pesquisadores para importantes na área de Data Streams, que é o professor João Gama, meu coorientador no Doutorado. Os laços criados com os pesquisadores do LIAAD permitirão que novas parcerias entre Brasil e Portugal sejam realizadas.
Um dos aspetos que mais me chamou a atenção no INESC TEC foi o grande número de pesquisas aplicadas à indústria. Penso que esse seja um importante papel da pesquisa.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Pelo que tenho acompanhado pelo Boletim do INESC TEC e por emails, a instituição continua a evoluir bastante. Novos projetos estão em desenvolvimento, novos alunos estão sendo formados e artigos em importantes congressos e periódicos vêm sendo publicados. Nas conversas com meus colegas aqui do Brasil, que também passaram pelo INESC TEC ou mantêm algum contato com os pesquisadores do Laboratório Associado, todos estão sempre a elogiá-lo.