INESC TEC coordena projeto europeu em Service Design and Innovation
O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC vai coordenar o projeto europeu Service Design for Innovation (SDIN) – Marie Curie Innovative Training Network. Com início em janeiro do próximo ano, o projeto tem como objetivo criar um programa de formação e investigação avançado na área do desenho e inovação em serviços.
A investigadora do CEGI Lia Patrício coordena o SDIN, em que participa ainda o investigador do mesmo Centro, Jorge Teixeira, bem como o docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Augusto Fernandes. O projeto pretende avançar a área de Service Design and Innovation, quer em termos de investigação, quer em termos de utilização pelas empresas em especial em três setores críticos: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Saúde e Energia.
Além disso o projeto irá também integrar o conhecimento e as competências na área de SDIN que estão atualmente dispersas pelos parceiros da rede; criar uma base que permita o futuro desenvolvimento de um programa doutoral a nível europeu na área; e criar uma massa crítica de investigadores, que possam servir de agentes de mudança no meio académico e empresarial.
Como tal, o projeto vai envolver nove estudantes de doutoramento que irão desenvolver o seu trabalho nesta rede, com uma forte integração entre investigação e aplicação ao meio empresarial. A este nível, o CEGI acompanhará o trabalho de dois destes alunos. O SDIN irá também desenvolver várias atividades de formação e disseminação, tais como a criação de novas unidades curriculares, workshops, e conferências.
Com conclusão prevista para janeiro de 2019, o projeto envolve diversos parceiros europeus, nomeadamente a Universidade de Colónia (Alemanha), Universidade de Karlstad, Universidade de Linkoping e County Council of Varmland (Suécia), Universidade de Lancaster (Reino Unido), Universidade de Maastricht (Holanda), IBM Israel e EDP Comercial. É financiado pela Comissão Europeia em 2,3 milhões de Euros, no âmbito do Programa H2020.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.