INESC TEC participa em projeto na área da aeronáutica
O Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC participa na Iniciativa Empreendedora de Investigação (ERI) “Dinâmicas de inovação em aeronáutica e na Embraer em Évora: Uma plataforma distribuída para iniciativas empresariais, emprego e desenvolvimento de competências”, que vai analisar a crescente complexidade e incerteza dos avanços tecnológicos, cadeias de abastecimento e configurações de negócios na indústria aeronáutica.
O projeto surge na sequência da instalação de duas novas fábricas da empresa brasileira Embraer em Évora e tem como objetivo estudar a formação de redes de fornecimento do setor aeronáutico, os avanços e desafios tecnológicos deste setor e as competências necessárias para que as fábricas se tornem centros de excelência. Pretende-se assim chegar a um conjunto de recomendações sobre como capacitar os fornecedores, novas empresas de base tecnológica e centros de investigação portugueses de forma a servirem o sector aeronáutico. Paralelamente, será desenhada uma nova plataforma web de apoio aos processos relacionados com o desenvolvimento de produto, controlo da produção e gestão da cadeia de abastecimento complexa. A equipa de investigadores do INESC TEC neste projeto é composta por Ana Cristina Barros, Cláudio Santos, Dario Messina, António Lucas Soares, Américo Azevedo e Jorge Pinho de Sousa.
Com duração prevista de 48 meses e um financiamento de cerca de um milhão de euros, o projeto é liderado por Joana Mendonça, do Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+), do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e por Granger Morgan, da Universidade Carnegie Mellon (CMU). O consórcio inclui ainda o Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) do Instituto Superior Técnico, o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) e a Embraer Portugal.
O projeto foi uma das seis ERIs selecionadas no âmbito do 1º Concurso para financiamento a Iniciativas Empreendedoras de Investigação (ERIs) lançado pelo Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.