INESC TEC recebe painel de avaliadores da FCT
O INESC TEC recebeu no dia 8 de outubro a visita presencial do painel de avaliadores da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito da avaliação das Unidades de I&D da FCT 2013.
Os três avaliadores John Villadsen (Technical University of Denmark), Pasquale Chiacchio (Università degli Studi di Salerno) e Fabio Gori (University of Rome Tor Vergata) tomaram contacto com a realidade do INESC TEC, assistindo a uma apresentação institucional e visitando o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos e o Laboratório de Robótica no ISEP.
O contacto com os investigadores efetuou-se neste último amplo Laboratório. Os visitantes foram confrontados com uma densa exposição de posters e uma multidão de cerca de 200 inestec-ianos e puderam, durante uma hora, navegar à vontade cruzando as áreas dos vários clusters, que estavam visualmente assinalados por distintas colorações no solo e no material exibido. Tanto o interesse dos avaliadores como o entusiasmo de todos os presentes era a nota evidente no ar.
A visita do painel de avaliadores faz parte da segunda fase de avaliação da FCT. Recorde-se que na primeira fase o INESC TEC recebeu aprovação. A nota final será conhecida até ao primeiro trimestre de 2015 e será decisiva para definir a atribuição de financiamento das atividades a desenvolver para o período 2015-2020.
A FCT definiu como objetivo da avaliação reforçar o papel das Unidades de I&D como um pilar fundamental na consolidação de um sistema de I&D moderno e competitivo. O seu desfecho é vital para o adequado planeamento financeiro nos próximos anos. Interrogados pelo BIP, responsáveis do INESC TEC declararam que qualquer atraso poderia ter consequências inimagináveis no equilíbrio de contas das instituições e mesmo na sua sustentabilidade. Confessaram igualmente estarem muito satisfeitos com a visita e a panorâmica robusta do INESC TEC que foi oferecida.