Investigadores do INESC TEC vencem prémio de Inovação em Farmácia
Os investigadores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, Manuel Correia e Luís Antunes, conquistaram o primeiro lugar do “Prémio João Cordeiro - Inovação em Farmácia”. O galardão distinguiu o projeto DigitalPharma, solução móvel que permite ao utente interagir com a farmácia facilitando (pela mobilidade e portabilidade) o acesso ao medicamento, a adesão à terapêutica e a fármaco vigilância.
“Este prémio significa o reconhecimento e o culminar, por parte de uma instituição líder e com os recursos da Associação Nacional das Farmácias (ANF), de todo um trabalho multidisciplinar de altíssima qualidade que a nossa equipa tem vindo a realizar nos últimos anos”, afirma Manuel Correia. “Temos que agradecer a todos os colaboradores da nossa spin-off da Universidade do Porto, a HealthySystems, que deram o seu melhor para que a candidatura deste projeto tivesse a ambição e garra que o tornaram num projeto vencedor”, acrescenta o investigador do CRACS. O projeto foi ainda desenvolvido em colaboração com Ricardo Correia, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O DigitalPharma foi eleito entre 22 candidaturas a concurso. Trata-se de uma infraestrutura de comunicação para aplicações móveis onde a troca de informação é segura e o aprovisionamento de serviço é o mais automático e transparente possível para o utilizador. O registo no sistema é fácil e a sua utilização segura. Uma das bases tecnológicas do projeto consiste numa infraestrutura elástica de cloud para XMPP. “Este protocolo de messaging, para além do seu desempenho e escalabilidade, permite uma fácil integração de novos módulos e extensões e a exploração de um modo muito eficiente de cenários de comunicação ‘de um para um’ e ‘de um para muitos’”, explica o investigador.
Para além desta infraestrutura de comunicação, o projeto vai originar uma App móvel (Android e IOS) que irá potenciar a comunicação do utente com as farmácias e vice-versa, facilitando o acesso aos medicamentos, fornecendo, por exemplo, informação acerca da farmácia mais próxima que tem em stock os medicamentos associados à sua receita. Propõe-se também o desenvolvimento de um portal na Internet com as mesmas características e funcionalidades da App, de forma aumentar o universo de utilizadores.
O galardão foi entregue no dia 15 de outubro. Trata-se da primeira edição do Prémio, promovido pela ANF, que se destina a apoiar projetos originais no âmbito da intervenção e do conhecimento em Saúde, que incentivem à inovação e desenvolvimento nas farmácias portuguesas.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FCUP.