Investigador do LIAAD/INESC TEC vencedor do “Fraunhofer Portugal Challenge 2013”
O investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC e docente do Instituto Politécnico de Tomar, Ricardo Campos, venceu o concurso “Fraunhofer Portugal Challenge 2013”, na categoria de doutoramento. O trabalho de investigação “Disambiguating Implicit Temporal Queries for Temporal Information Retrieval Applications”, com o qual concorreu, pretende otimizar a pesquisa de informação na Internet, oferecendo uma contextualização temporal aos resultados apresentados. O projeto foi orientado pelo coordenador do LIAAD/INESC TEC Alípio Jorge e por Gael Dias, da Universidade de Caen – França.
O investigador considera que o tempo é uma dimensão que pode ser bastante útil para ajudar a satisfazer as necessidades de informação do utilizador, num contexto da pesquisa de informação, assumindo ainda uma grande importância na desambiguação dos resultados e na obtenção de novas formas de exploração dos mesmos em ambiente Web.
O trabalho na área de “Pesquisa de Informação Temporal” pretende, assim, “melhorar a qualidade dos resultados devolvidos, tornando o processo de pesquisa mais amigo do utilizador”, refere Ricardo Campos. O projeto já deu origem a dois meta motores de busca, desenvolvidos a partir dos resultados iniciais do sistema de pesquisa Bing, e apenas para fins de investigação científica. Estes meta motores permitem “testar a aplicabilidade dos algoritmos”, explica o investigador. O “GTE-Cluster” (http://wia.info.unicaen.fr/GTEAspNetFlatTempCluster_Server) organiza os resultados em clusters temporais, enquanto o GTE-Rank (http://wia.info.unicaen.fr/GTERankAspNet_Server) oferece ao utilizador uma lista de resultados organizados, não só sob o ponto de vista da importância dos seus tópicos, mas também sob o ponto de vista da importância da sua dimensão temporal.
O “Fraunhofer Portugal Challenge 2013” é promovido pela Fraunhofer AICOS e distingue as melhores ideias nos campos da Informação e Tecnologias da Comunicação, Multimédia e outras áreas do conhecimento relacionadas. O concurso, que este ano vai na sua 4ª edição, tem como grande objetivo promover e premiar a investigação científica de utilidade prática, orientada para o mercado, e que tenha em conta a aplicabilidade das ideias e dos seus resultados na indústria ou no quotidiano das pessoas.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FCUP.