A Vós a Razão
Não é Natal, mas são os 30 Anos do INESC TEC!
Por Ana Rita Tedim*
Quando fui convidada pelo BIP para escrever uma rubrica para “A Vós a Razão”, dei por mim parada no tempo a tentar decifrar o que significaria o nome desta rubrica. A conclusão a que cheguei serviu de mote para o tema de que vos venho falar: optei por ser a voz da razão de muitas “conversas de café” com os meus amigos e colegas Inesquianos. Por outras palavras, e para celebrar os 30 anos do INESC TEC (anos de muitas alegrias e trabalho por parte de todos), decidi escrever algumas sugestões para melhorar (ainda mais) o excelente ambiente de trabalho que se vive no INESC TEC.
Muitos de nós comentaram o bom que seria ter uma sala de convívio. Nada de muito dispendioso, apenas com alguns sofás, uma máquina de café e talvez uma televisão. Seria um local de descontração nas pausas do trabalho e poderia ainda servir para se organizar um evento mensal de confraternização entre todos os colaboradores (que poderia incluir também, ver os jogos de futebol do nosso Portugal – clubismos à parte, todos somos patriotas!).
Na impossibilidade para tal, por falta de espaço ou até por motivos monetários, julgo haver uma solução mais simples e que traria certamente muitas vantagens para todas as pessoas que tomam café à entrada do nosso querido INESC TEC: bancos! Uns 3 banquinhos na entrada exterior do INESC TEC seriam com certeza uma forma de promover o diálogo informal ente colaboradores, e agora que o verão se aproxima, um ótimo motivo para fazermos fotossíntese!
Proponho ainda um aumento do bar do INESC TEC ou do refeitório. Somos cada vez mais (felizmente a família Inesquiana cresce a olhos vistos) e acredito que a necessidade de zonas maiores para almoçar seria do agrado de todos!
Deixo ainda duas sugestões de baixo custo: a inclusão de uma máquina de alimentos, para que os colaboradores que ficam a trabalhar até mais tarde no INESC TEC, possam degustar algum snack e ainda, a mudança de algumas cadeiras que já estão velhinhas e trariam mais conforto àqueles que estão muitas horas em frente aos computadores.
É verdade que não é Natal, mas são os 30 Anos do INESC TEC, e acredito que com estas mudanças, a performance da nossa instituição será ainda maior!
Porque entendo que não devemos só pedir, mas sobretudo dar, acho oportuno deixar nesta rubrica a ideia de uma vez por ano, todos os colaboradores se juntarem num dia da semana para irem a uma instituição escolhida pelo INESC TEC fazer voluntariado. O INESC TEC não estaria a trabalhar nos projetos do dia a dia, mas seria uma forma diferente de prestarmos contributo à sociedade.
Para finalizar, desejo muitos parabéns a toda a comunidade Inesquiana, que venham muitos mais anos de sucesso, perseverança, alegrias, rigor e qualidade!
Um bem-haja a todos!
*Colaboradora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE)