INESC P&D Brasil realiza prospeção de novos projetos no Chile
O INESC P&D Brasil (IB) realizou uma missão de trabalho no Chile, entre os dias 1 e 7 de março, com o objetivo de fortalecer a cooperação já existente entre o IB e a UTEM (Universidade Tecnológica Metropolitana do Chile) através de ações voltadas para o desenvolvimento de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação.
Os investigadores do IB tiveram a oportunidade de visitar as instalações de uma fazenda de criação de salmão, em Puerto Cisnes, uma cidade localizada na Patagónia chilena. Durante a visita, os investigadores tiveram contacto com a equipa de operação da fazenda e puderam identificar uma série de oportunidades. O grupo de investigadores visitou, ainda, a cidade de Coihaique, também na Patagónia chilena, onde participou numa reunião com o diretor local da Agência Nacional de Fomento à Produção (CORFO), em que foram apresentadas as intenções do IB em colaborar com as empresas locais no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção do salmão, bem como possíveis fontes de financiamento.
Na segunda fase da visita ao Chile, o grupo de investigadores do IB visitou as instalações da UTEM, em Santiago do Chile. Os principais objetivos eram: conhecer a infraestrutura de ensino e investigação da Universidade e discutir alguns aspetos técnicos relacionados com a implantação de um sistema de medição fasorial (medfasee) na rede de energia do Chile. O grupo de investigadores tirou, ainda, partido desta visita ao discutir a participação do IB num projeto de desenvolvimento de veículos terrestres não tripulados liderado pela UTEM.
As reuniões decorreram em diversos locais da UTEM e reuniram os investigadores Diego Issicaba (UTFPR/IB), Marcelo Petry (UFSC/IB), Arturo Otto Villa (UTEM), Fernando Cristian Ulloa Vásquez (UTEM), Hugo Durney Wasaff (UTEM), Jorge Charlin (IB/UTEM) e Juan Negroni Vera (UTEM).