José Carlos Príncipe é professor do ano na Universidade da Florida
José Carlos Príncipe, presidente do Scientific Advisory Board (SAB) do INESC TEC e docente na Universidade da Florida, nos Estados Unidos, foi eleito o melhor professor no ano de 2014 naquela universidade americana.
Trata-se do mais importante e mais antigo prémio atribuído a docentes da Universidade da Florida, e reconhece profissionais que demonstrem um percurso de excelência ao nível do ensino e trabalho escolar, cujo reconhecimento e visibilidade ultrapassam já as fronteiras da universidade.
Especializado em engenharia eletrotécnica e Fellow do IEEE, José Carlos Príncipe leciona as disciplinas de processamento de sinal avançado e machine learning. O docente é ainda Diretor Fundador do Laboratório de NeuroEngenharia Computacional da Universidade da Florida (Computational Neuro-Engineering Laboratory, CNEL). Os seus interesses de investigação incluem, além das suas áreas de ensino, interfaces cérebro-máquina, e modelação e aplicação de sistemas cognitivos.
José Carlos Príncipe formou-se em Engenharia Eletrónica na Universidade do Porto e, depois de lecionar oito anos na Universidade de Aveiro, transferiu-se para a Universidade da Florida, onde é professor desde 1987.