Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da BAE Systems, pela voz de Henry White.

Fora de Série

"Julgo que a integração no INESC TEC trouxe como principal vantagem para o LIAAD a abertura a um conjunto muito mais vasto de possibilidades de intervenção na sociedade." Luís Torgo (LIAAD)

A Vós a Razão

"É verdade que não é Natal, mas são os 30 Anos do INESC TEC, e acredito que com estas mudanças, a performance da nossa instituição será ainda maior!", Ana Rita Tedim (CESE)

Asneira Livre

"A minha integração numa excelente equipa, pautada pela excelência e pelo rigor, constituída por Geeks mas que, na verdade, são uns génios com um “G” grande." Paula Rodrigues (HASLab)

Galeria do Insólito

Mais uma vez foi na lista de aquisição de material do INESC TEC que nos deparámos com o insólito...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Carlos Oliveira, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Diretor de Comunicação e Cooperação

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 1991-1995
  • Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou: SARI – Serviços Avançados em Redes Integradas, uma das áreas da percursora do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM)
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Eurescom IMS1 - Integrated Multimedia Services at 1Mbps, Telematique PATRIMATIC, Terminal Videotex Alfafo-tográfico sobre RDIS.

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Saí do INESC Porto em 1996 para criar uma startup – a Imediata, Sistemas Multimédia, SA - onde fui responsável pela inovação tecnológica durante três anos. Ingressei depois nos quadros técnicos da FEUP, onde comecei por instalar  o Gabinete de Apoio à Utilização das Tecnologias da Informação.
A partir de 2005, assumi a direção dos Serviços de Imagem, Comunicação e Cooperação da faculdade, onde lidero uma fantástica equipa com cerca de 30 colaboradores, com a missão de promover a valorização do conhecimento produzido e a notoriedade e reputação da marca FEUP.
Mantenho um interesse pela área de comunicação multimedia, em que a investigação no INESC Porto foi pioneira a nível nacional. Há quase 20 anos que colaboro no Mestrado Multimédia da Universidade do Porto, como professor convidado. É também natural que, sendo responsável pela comunicação da faculdade, procure utilizar as mais recentes tecnologias multimédia em todos os nossos processos.
A ligação institucional entre a FEUP e o INESC Porto tem-me permitido manter o relacionamento com este, em especial nas áreas da comunicação e da inovação.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

A minha experiência no INESC TEC abriu-me horizontes para a importância da internacionalização e da inovação na competitividade das instituições. Foram tempos de descoberta e de experimentação, num ambiente ímpar de entusiasmo contagiante e pioneirismo. Julgo que a confiança que tenho hoje na capacidade de afirmação da Universidade do Porto no mundo resultou muito do que vivenciei nesse período da minha formação.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

Os aspetos mais notórios são o seu crescimento, e uma gestão mais empresarial. Julgo e espero que não tenha mudado no seu espírito jovem e irreverente!