O BIP em festa
Chegámos ao número 100!
O BIP está de parabéns! Com a celebração da sua edição número 100, o BIP chega agora a um número bem redondinho, sempre repleto de Notícias, Destaques, Especiais, Biptoons e boa disposição. Fecha-se um ciclo e abre-se uma nova etapa em que continuaremos a promover o que de melhor se faz no INESC Porto e a apostar no que mais de valioso a instituição tem: os seus colaboradores.
Tendo comemorado no mês passado o seu nono aniversário, uma festa marcada pelo anual Magusto, com castanhas quentinhas regadas com jeropiga, num convívio que reuniu grande parte dos inesquianos na “amena cavaqueira”, o BIP celebra agora mais um marco impressionante assinalado por iniciativas que juntam de novo os colaboradores do INESC Porto: uma viagem de sabores em mais uma edição do Lanche Multicultural, a celebração de um ano da rubrica “Fora de Série” e a revelação dos vencedores dos prémios do concurso de fotografia "Férias 2009" e da “Caça ao Tesouro no BIP”. Não faltem!
O número 100
O BIP está de parabéns. Foram 100 números repletos de Notícias, Destaques, Especiais, Biptoons, sempre com boa disposição à mistura. Nove anos e 100 edições passadas, o BIP fecha agora um ciclo e inicia uma nova etapa, prometendo continuar a promover o que de mais importante se faz no INESC Porto e a apostar nos seus colaboradores.
E porque festa é festa, o BIP não poderia deixar de passar esta ocasião sem juntar os seus leitores para celebrar mais um marco da sua história. E como a vida é feita de pequenos momentos de prazer, esta festa tem de tudo, desde comida e bebida em mais uma edição do Lanche Multicultural, passando pela celebração de um ano da rubrica “Fora de Série”, pela entrega dos prémios do concurso de fotografia "Férias 2009", com o primeiro lugar atribuído a Mauro Rosa, e pela entrega do Tesouro ao nosso valente Pirata, vencedor da “Caça ao Tesouro no BIP”! Lanche multicultural, prémios… Caça ao Tesouro? Pois é, ora digam lá que o BIP não é original!
100 números de fazer crescer água na boca
Para celebrar a edição número 100 do BIP, decidimos repetir o “Lanche Multicultural”, uma iniciativa que teve grande sucesso na edição de 2007. O convívio, aliado este ano à Festa de Natal do INESC Porto, vai contar com o importante contributo de colaboradores estrangeiros que decidiram mostrar os seus dotes culinários com algumas especialidades típicas dos seus países e que vão fazer as delícias dos nossos queridos colegas por volta da horinha do lanche. Com receitas do Brasil, França, Estónia, Malásia, China e mesmo do Irão, vamos todos poder fazer uma bela viagem de sabores. Já Portugal estará representado, como não podia deixar de ser, pelo seu tradicional bolo-rei e espumante.
Depois de aconchegados os estômagos, a diversão continua com uma entrega de prémios aos colaboradores que mais se destacaram durante o ano de 2009 – os nossos queridos “Fora de Série”! Depois de um ano de rubrica “Fora de Série”, a equipa do BIP tem uma pequena surpresa reservada para os nossos magníficos. Um típico dia de festa e boa disposição, por isso, não faltem!
O tesouro foi descoberto
Já imaginou a quantidade de tesourinhos escondidos ao longo das 99 edições de BIP? Quase uma década de histórias, curiosidades, projectos e vitórias que são o espelho da nossa identidade. Este foi o mote para a “Caça ao Tesouro no BIP”, um desafio lançado na última edição do BIP. Tínhamos sete adivinhas reservadas para os nossos Piratas, cujas respostas podiam ser encontradas em qualquer uma das 99 edições do BIP.
E os colaboradores lançaram-se ao desafio com unhas e dentes feitos verdadeiros piratas. Afinal não é todos os dias que temos oportunidade de ganhar um belo Tesouro. E qual não foi o nosso espanto quando percebemos que os nossos Piratas estavam empenhados e queriam reclamar à força toda o seu Tesouro. Tivemos até coordenadores de Unidade muito perto de o conseguir! Mas um Pirata prevaleceu porque foi mais veloz a dar provas dos seus vastos conhecimentos, tendo respondido rápida e correctamente a todas as adivinhas. É verdade, esta foi também uma prova de rapidez em que os Piratas quase se atropelavam para conquistar o Tesouro. O feliz contemplado, neste caso a feliz contemplada, é a Bárbara Maia do Departamento de Informação e Logística (DIL). Querem ver a nossa Pirata a reclamar o seu Tesouro? Pois não podem então faltar ao convívio de Natal/Lanche Multicultural, no dia 18 de Dezembro, no Auditório do INESC Porto.
Uma tarde bem passada
Está visto que nós gostamos é de festim. Afinal, a vida não é só trabalho! E isso ficou demonstrado nas celebrações dos nove anos e 99 números do BIP. A tarde era fresca e convidava ao convívio, pelo que as castanhas e a jeropiga vieram mesmo animar as hostes e aquecer os corações. E com muita animação, lá fomos pintando os dedos de negro com as castanhas quentinhas, e aproveitámos para pôr a conversa em dia. Afinal, o BIP promove até reencontros entre aqueles colegas que, apesar de estarem no mesmo edifício, passam semanas sem se ver.
E esta animação era contagiante! Que o diga a ternurenta D. Augusta do Amparo Rodrigues, que ajudou o seu filho a assar as deliciosas castanhas e confessou estar a apreciar o nosso convívio. “A minha vida sempre foi esta: vender gelados e castanhas assadas. A minha alegria é estar a conviver com as pessoas. Eu gosto do convívio. Então vender na rua, adoro!”, garantiu ela. E esta alegria não seria possível sem vocês, os nossos leitores. A equipa do BIP agradece a todos os leitores sem os quais estes 100 números não teriam sido possíveis. Obrigada por partilharem connosco todas as conquistas e vitórias numa instituição que continua a crescer. Parabéns a todos os inesquianos e parabéns ao BIP!
A equipa do BIP deseja Boas Festas a todos os colaboradores do INESC Porto e demais leitores do BIP.