INESC TEC mostra Ciência e Tecnologia a pequenos e graúdos
I&DT INESC TEC em destaque na Mostra U.Porto e SPE
O INESC TEC voltou este ano a participar em duas das mais importantes iniciativas direcionadas para a população estudantil no norte do país – a Semana Profissão: Engenheiro (SPE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e a Mostra da Universidade do Porto. Nestes eventos o INESC TEC procurou mostrar aos mais jovens aquilo que faz melhor – ciência e tecnologia de excelência. A adesão às iniciativas foi novamente notável: no âmbito da SPE, o INESC TEC recebeu mais de uma centena de alunos, enquanto que a Mostra da U.Porto acolheu cerca de 14 mil visitantes.
Engenheiros do futuro visitam INESC TEC
Foram cerca de 180 os alunos e professores de diversas escolas secundárias, na maioria da zona norte do país que, entre 11 e 13 de março, passaram pelo edifício do INESC Porto (entidade que coordena o Laboratório Associado INESC TEC) para contactar com a realidade deste instituto. Os visitantes, provavelmente futuros engenheiros, tiveram oportunidade de assistir a apresentações e demonstrações sobre alguns dos temas nucleares da investigação e desenvolvimento no INESC TEC.
Fibras Óticas (com apresentações de Filipe Magalhães e Ana Silva da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos – UOSE), Veículos Elétricos e Contadores Inteligentes (apresentado por Luís Seca da Unidade de Sistemas de Energia – USE), Software de Gestão de Sala de Aula (tema abordado por Jorge Santos e Lília Araújo da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica – USIG), e Automação nas Indústrias (liderado por Paula Gomes da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção – UESP) foram os temas destacados pelo INESC TEC na edição de 2013 da SPE. Todos estes temas estiveram subordinados ao percurso denominado "Crio a Sociedade do Futuro".
Esta é uma iniciativa promovida anualmente pela FEUP, tendo o INESC TEC marcado presença desde a primeira edição. Registando mais uma vez uma excelente adesão por parte das escolas secundárias, a SPE tem como objetivo dar a conhecer as várias facetas da engenharia aos alunos em idade pré-universitária. Trata-se de uma oportunidade única para os alunos conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP e todas as atividades e percursos propostos pretendem materializar a importância da engenharia no nosso dia-a-dia, assim como dar a conhecer o significado do que é ser "Engenheiro" e o papel deste na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e ainda na construção de um Mundo melhor.
Milhares contactam com tecnologia INESC TEC
A Mostra da U.Porto pretende ser um programa de conhecimento e experimentação liderado pelas 14 faculdades e centros de investigação que integram esta prestigiada Universidade. Naquela que foi a 11ª edição do certame, de 14 a 17 de março, o INESC TEC levou ao Pavilhão Rosa Mota demonstrações de projetos desenvolvidos por investigadores do Laboratório Associado, designadamente o robô SMART AGV, a missão de submarinos-robôs em 3D e a tecnologia aLIVE Panoramics - Interactive dialogues. Foram cerca de 14 mil os visitantes e 80 as escolas inscritas que participaram neste evento de divulgação da oferta formativa da maior Universidade do país, permitindo explorar interativamente diferentes aspetos do conhecimento científico.
No espaço do INESC TEC, jovens estudantes, famílias e mesmo professores tiveram oportunidade de visualizar e experimentar in loco tecnologia desenvolvida no Instituto. SMART AGV é o nome do robô que fez as delícias dos mais jovens. Este equipamento é capaz de transportar pequenos objetos de uma forma autónoma dentro do edifício em que se encontra, sendo útil para armazéns e fábricas. Em destaque esteve ainda uma simulação de missão dos submarinos-robôs MARES e TriMARES para detetar e analisar problemas em oleodutos. Esta demo, cuja visualização requeria uns óculos especiais 3D, foi criada pelo INESC TEC usando o Unity 3D, utilizado usualmente para criar jogos de computador. Finalmente, foi ainda apresentada uma solução inovadora da empresa 3Decide, com investigação do INESC TEC, que permite fazer visitas virtuais em 3D em museus, locais históricos ou mesmo parques, entre outros, e que pode ser integrada com as redes sociais por forma a permitir recolher informações de visitantes.
Para os 30 colaboradores do INESC TEC que se fizeram representar na Mostra, os projetos apresentados suscitaram um grande interesse e curiosidade por parte dos visitantes. É a confirmação de que este certame constitui um palco privilegiado para levar ao público geral, pequenos e graúdos, a ciência e a tecnologia desenvolvidas neste Laboratório Associado de excelência e promove uma exploração interativa de diferentes aspetos do conhecimento científico.
E que tal uma “caça ao tesouro”?
Outra iniciativa que marcou esta Mostra da U.Porto foi a "Caça ao Tesouro tem Ciência", promovida pelo “Ciência 2.0”, e que tinha como objetivo aumentar a visibilidade dos stands dos parceiros institucionais do “Ciência 2.0” (entre os quais está o INESC Porto) e, ao mesmo tempo, promover a interação do público visitante com os mesmos. E este desafio não podia ter tido mais sucesso.
Num jogo do tipo "caça ao tesouro", os visitantes eram desafiados a desvendar alguns "enigmas" para encontrarem o seu "tesouro". Para isso tinham de seguir várias pistas no âmbito do desafio, sendo que as respostas, relacionadas com os projetos apresentados aos visitantes, se encontravam nos próprios stands, para onde as pistas os direcionavam.
O Ciência 2.0 é um projeto de comunicação de ciência multiplataforma liderado pela U.Porto, que tem como objetivo fundamental promover um maior diálogo entre ciência e sociedade, abrindo ao público a possibilidade de participar com conteúdos de divulgação científica.
Entre aspas – Mostra da U.Porto
Questão 1 – Que balanço faz da Mostra da U.Porto?
Questão 2 – Na sua opinião, qual é a importância da participação do INESC TEC nesta Mostra?
Questão 3 – O que poderia ser melhorado no espaço do INESC TEC e na organização da nossa participação em geral?
Respostas de TIAGO COSTA – UTM
1. Só posso fazer um balanço bastante positivo, dado o interesse que o stand do INESC TEC apresentou. Os projetos apresentados cativaram o imenso público presente, que se mostrou sempre bastante curioso e por vezes intrigado. Desta forma, a competência no desenvolvimento de novas tecnologias foi uma marca deixada pelo INESC TEC ao longo desta Mostra da U.Porto.
2. As competências dos colaboradores presentes no INESC TEC constituem um fator que se reforça com a divulgação pública dos projetos desenvolvidos. A Mostra da U.Porto é um palco privilegiado para apresentar as últimas novidades do INESC TEC, despertando a curiosidade e o interesse de futuros engenheiros.
3. No cômputo geral, o espaço do INESC TEC esteve organizado de forma intuitiva e agradável para qualquer visitante. No entanto, o principal reparo vai para as eventuais necessidades "extra-stand" (como se verificou com a demonstração 3D Mares Mission), que por vezes levavam a situações de alguma confusão, com a recorrente falta de espaço.
Respostas de LÍLIA ARAÚJO – USIG
1. Acho que este evento é muito positivo porque permite dar a conhecer as potencialidades de cada curso e assim facilitar a escolha aos jovens. No caso do INESC TEC em concreto, é importante demonstrar que existe investigação de excelência em Portugal.
2. A participação do INESC TEC é bastante importante porque desta forma os jovens ficam a conhecer a potencialidade da investigação em Portugal e assim abrir portas para que no futuro eles tenham interesse em participar em projetos de investigação.
3. Acho que ao nível da organização correu bastante bem. No entanto, seria interessante demonstrarmos mais projetos que apelassem à curiosidade dos jovens no sentido de estes terem interesse em saber como as coisas são feitas.
Respostas de FILIPE MAGALHÃES - UOSE
1. Relativamente à participação do INESC TEC creio que não houve problemas de maior e que o envolvimento/interesse dos visitantes pelo que tínhamos em exibição foi diretamente proporcional à sua adequação ao público-alvo e ao propósito global do evento.
2. Acho que a presença do INESC TEC é sempre importante, embora a participação na Mostra da U.Porto seja um pouco ingrata para o INESC TEC, na medida em que a maioria dos visitantes são jovens estudantes à procura de informação que os possa ajudar a tomarem decisões a curto prazo relativamente à sua formação ao nível do ensino superior. Ao mesmo tempo, a presença do INESC TEC é enriquecedora pois faculta a possibilidade, ainda que inconscientemente, de os visitantes terem uma perceção real do que uma formação ao nível da ciência e da tecnologia lhes pode permitir a longo prazo.
3. Tudo o que permitir interação e obtenção de resultados rápidos é uma boa aposta pois permite captar a atenção dos visitantes sem esgotar os seus níveis de concentração, até porque a oferta disponível na Mostra é muito variada.
Respostas de HÉLDER CASTRO - UTM
1. Faço um balanço positivo. Apesar da maneira informal e festiva dos alunos participarem na mostra, creio que recebem sempre informação útil que poderá contribuir para os cativar para o trabalho nas áreas das ciências e engenharias.
2. Este evento é relevante para mostrar que a instituição existe e que se interessa em desempenhar um papel importante no campo da divulgação do trabalho que desenvolve, não apenas dentro do meio científico e empresarial, mas também junto da população geral, e em especial, dos mais jovens.
3. A participação do INESC TEC pareceu-me bem organizada e provida de demonstradores relevantes. Se me competisse alterar algo, creio que tentaria garantir que os projetos demonstrados implicassem alguma interatividade com os visitantes (se isso for possível). Esse tipo de demonstradores, na minha opinião, capta melhor a atenção e imaginação dos visitantes mais jovens.
Respostas de ANDRÉ SÁ – UESP
1. Faço um balanço positivo, ainda que seja da opinião de que se poderia tirar mais partido deste evento para criar notoriedade para o INESC TEC. A promoção do INESC TEC enquanto entidade para formação avançada poderia ser mais trabalhada.
2. A participação na Mostra é importante no sentido em que possibilita aos estudantes do secundário e suas famílias o contacto com um instituto de interface, realidade desconhecida para muitos. Pelo tipo de projetos apresentados, dá-se também uma ideia do tipo de I&DT desenvolvido no INESC TEC.
3. A postura dos colaboradores deveria ser mais proativa e não meramente reativa, “puxando” os estudantes para o espaço e projetos do INESC TEC. Uma vez que a principal preocupação dos estudantes que participam no evento é a possibilidade de virem a estudar numa das entidades participantes, deveria ser prestada especial atenção à explicação das oportunidades a esse nível no INESC TEC. Parece-me ainda muito importante, fazendo toda a diferença, que os responsáveis pelos projetos apresentados estejam sempre presentes.
Respostas de HÉBER SOBREIRA – ROBIS
1. Da minha perspetiva, esta participação na Mostra foi muito positiva pois permitiu-me testar o AGV num ambiente externo ao laboratório.
2. Pelo que sei a Mostra foi visitada por 14 mil pessoas. Penso que no meio dos stands todos tivemos uma visibilidade relevante.
3. Relativamente à última questão, posso falar daquilo que me afetou diretamente. Penso que o INESC TEC ainda não está muito preparado para responder às questões de logística levantadas pelo transporte de material de grande peso e dimensões. Mas acabou por correr tudo bem.
Respostas de RUI SILVA – USIG
1. Acaba por ser um evento interessante, onde à partida a expectativa não era muita (pelo menos da minha parte). Deparamo-nos com pessoas com diversos interesses e áreas e com objetivos completamente distintos, o que tornou as explicações e conversas informais sempre diferentes.
2. A importância do INESC TEC passa por possivelmente dar mais valor real ao nome do evento, "Mostra", do que propriamente a maioria das outras bancas até porque a maior parte dos visitantes são jovens que buscam informação acerca de cursos e possíveis trabalhos, e o INESC TEC acaba por se colocar num patamar acima disso, pois é apenas destinado a pessoas já com o curso tirado (ou numa fase final). Mesmo assim a participação é importante pois mostra as parcerias e os vários projetos de investigação tomados pela universidade, pontos que maioria dos visitantes desconhece.
3. O principal ponto negativo foi a falta de sinalização no evento. Era difícil diferenciar as bancas, e apesar das placas estarem sinalizadas, para quem estivesse à procura de uma determinada banca, tinha que perder algum tempo até encontra-la. Provavelmente a solução passaria por melhorar o design das placas ou torná-las mais visíveis.
Respostas de ANA SILVA – UOSE
1.A Mostra da U. Porto já demonstrou ser nos anos anteriores um excelente espaço de divulgação da oferta educativa da Universidade e este ano não foi exceção. Houve uma grande adesão de escolas de todo o país e os alunos mostraram não só interesse em saber mais acerca de diferentes áreas representadas, como também procuraram respostas para muitas dúvidas sobre a escolha pessoal do curso superior. De salientar também a envolvência sempre importante por parte das famílias.
2. O INESC TEC, como instituição de I&DT com forte ligação à U.Porto, tem um importante papel a desempenhar na divulgação da atividade científica promovida pela Universidade, nomeadamente para os estudantes que se interessem pela investigação, inovação e conhecimento científico.
3. Tendo em conta o público-alvo, ou seja, maioritariamente alunos do ensino secundário, torna-se por vezes difícil adequar os projetos que são apresentados aos interesses dos visitantes. O que a experiência me tem mostrado é que tendo atividades interativas é mais fácil captar a atenção dos alunos para depois explicar melhor o que é o INESC TEC e algumas atividades a que se dedica.
Respostas de ERIKA PEQUENO – USE
1.Em relação a este tipo de eventos o balanço que se pode fazer é sempre positivo, uma vez que permite transmitir aos visitantes alguma informação acerca do trabalho desenvolvido no INESC TEC.
2. Considero que é de extrema importância a participação do INESC TEC neste evento. Apesar de ser direcionado a estudantes do ensino básico e secundário, a participação permite dar a conhecer a estes alunos e a quem os acompanha o que de melhor se sabe fazer no INESC TEC.
3. Há sempre algo que pode ser melhorado neste tipo de participações, mas não tenho qualquer tipo de observação a acrescentar. Nas minhas participações sempre considerei que o espaço, dentro do possível, era adequado e que a organização fez um ótimo trabalho.
Respostas de RUI CAMPOS – UTM
1. A participação do INESC TEC num evento como este é uma excelente oportunidade para promoção, divulgação e demonstração anual do trabalho de I&D que fazemos, e contribui largamente para uma aproximação entre investigadores e a sociedade civil, tantas vezes esquecida mas, cada vez mais, importante. Eventos como este contribuem para mudar mentalidades e reforçar a ideia que os investigadores produzem, de facto, conhecimento com utilidade para as empresas e para a sociedade em geral; por outro lado, permitem ao cidadão comum visitante ver os resultados do investimento do país em I&D. Pelo próprio enquadramento do evento e pela heterogeneidade dos visitantes, parece-me que estes objetivos foram cumpridos e, portanto, o meu balanço do evento é bastante positivo.
2. Pela minha experiência, o visitante tipo da Mostra é um aluno do secundário, muitas vezes acompanhado pelos pais, que vai à procura de se esclarecer relativamente ao seu futuro profissional. A presença do INESC TEC na Mostra pode ajudar nessa escolha e, por outro lado, permitir a captação de novos investigadores desde muito cedo, mesmo antes da sua formação superior. Outro aspeto importante é a oportunidade de promover, divulgar e demonstrar o trabalho de I&D que o INESC TEC faz, contribuindo para aproximar investigadores e sociedade civil.
3. Algo que poderia contribuir para aumentar o impacto da nossa participação na Mostra seria envolver mais ativamente o visitante nas demonstrações/protótipos presentes no espaço do INESC TEC. Uma possibilidade poderia ser lançar pequenos desafios ao visitante. Por exemplo, no caso concreto do robô AGV exposto este ano, poderia permitir-se que o visitante programasse ele próprio um percurso e visse o robô executá-lo em conformidade. Parece-me que abordagens com esta poderiam tornar ainda mais apelativo o nosso stand.