Ministro de Marrocos visita INESC TEC e testemunha cooperação na área da energia
Dois acordos de cooperação assinados
Portugal e Marrocos criaram, no dia 26 de julho, mais sinergias, desta vez através do INESC TEC. M. Lahcen Daoudi, ministro do Ensino Superior, Investigação Científica e Formação de Quadros do Reino de Marrocos, visitou o INESC TEC acompanhado de vários reitores de universidades daquele país e presenciou, pelas 15h00, a assinatura de dois protocolos na área da energia, que têm como objetivo partilhar conhecimento quer em atividades de I&D nos domínios das energias renováveis quer na formação avançada.
Delegação marroquina visitou o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC
A delegação marroquina, para além do ministro, era composta por sete reitores das seguintes universidades - Université Internationale de Rabat, l'Université Abulcassis de Médecine et des Sciences de la Santé, Rabat, Université Mohamed VI de Médecine et des Sciences de la Santé, Casablanca, Université Ibn Tofaïl – Kénitra, Université Hassan Ier – Settat, Université Chouaîb Doukkali, El Jadida e Université Ibn Zohr, Agadir.
O convite foi feito à delegação marroquina pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior português, Manuel Heitor, com o objetivo de reforçar a cooperação científica e tecnológica entre Portugal e Marrocos no âmbito do desenvolvimento de uma nova fase de cooperação científica para o Mediterrâneo. Durante dois dias, representantes do Governo português acompanharam a comitiva marroquina na visita a alguns institutos, universidades e laboratórios nacionais. A receber os convidados e por impedimento inesperado, o ministro português fez-se representar pelo Reitor da Universidade do Porto, Prof. Sebastião Feyo de Azevedo.
Por volta das 15h00 os convidados de Marrocos conheceram o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC. Luís Seca, coordenador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, apresentou a infraestrutura tecnológica que o INESC TEC tem nas suas instalações, pioneira e única em Portugal e que tem como objetivo identificar, especificar, desenvolver e testar soluções inovadoras para gestão ativa e inteligente das redes de energia elétrica.
Instituições marroquinas chamam-se IRESEN e ENSAK
Antes da assinatura dos protocolos, o outro coordenador do CPES, Manuel Matos, apresentou o centro e alguns projetos relevantes, aos convidados. Depois foi a vez de José Manuel Mendonça, presidente Conselho de Administração (CA) do INESC TEC, apresentar a todos a instituição.
Os protocolos foram assinados com o Instituto de Investigação em Energia Solar e Energias Renováveis (IRESEN) e com a Escola Nacional de Ciências Aplicadas (ENSAK) da Universidade Ibn Tofaïl – Kénitra, em Rabat.
“A assinatura destes protocolos na área da energia faz ainda mais sentido depois de o Ministério da Economia português ter assinado com o Ministério da Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos um acordo para a realização de estudos de uma interligação elétrica entre os dois países que permita exportar e importar eletricidade através de um cabo submarino que vai ligar os dois países”, afirmou o presidente do CA do INESC TEC.
O INESC TEC e o IRESEN
A parceria estabelecida entre o INESC TEC e o IRESEN, dependente do Ministério da Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos e com participação de importantes parceiros empresariais, incide fundamentalmente na área de competência da organização marroquina na geração renovável distribuída.
O know-how que o INESC TEC pretende partilhar com o IRESEN vai procurar dotar Marrocos de competências na integração nas redes de tecnologias de geração renovável, nomeadamente solar, aproveitando sinergias com a experiência do green energy park operado pelo IRESEN.
O protocolo foi assinado entre o presidente do INESC TEC e Zakaria Naimi, Chefe do Departamento de Sistemas Elétricos e Fotovoltaicos do IRESEN.
O INESC TEC e a ENSAK
O protocolo entre o INESC TEC e a ENSAK tem como objetivo a formação avançada. As duas instituições já colaboram num projeto em Marrocos, o SECRETS (Sustainable Energy Clusters Realised Through Smart grids), na área das smart grids, onde o INESC TEC vai instalar o mais moderno laboratório de smart grids em África. A universidade marroquina pretende agora ampliar a colaboração reforçando a formação em trabalhos de investigação ao nível de doutoramento.
O protocolo foi assinado por José Manuel Mendonça, e Azeddine El Midaoui, reitor da Universidade Ibn Tofaïl – Kénitra. Foram testemunhas na assinatura deste protocolo Vladimiro Miranda, administrador do INESC TEC e o responsável pelos assuntos de Marrocos da instituição, e Nissrine Krami, docente na ENSAK.
Visita ao Laboratório de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC
Depois da assinatura dos protocolos a comitiva foi visitar o Laboratório de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, situado no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a propósito do interesse comum dos governos dos dois países na exploração oceância.
Eduardo Silva, coordenador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), apresentou os protótipos presentes no laboratório e mencionou vários projetos desenvolvidos pelo INESC TEC na área da robótica subaquática, energia e comunicações marítimas e exploração mineira submersa.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP- FEUP e ao IPP-ISEP.