INESC TEC brinda ao futuro com festa de fim de ano
Evento de pré-arranque das comemorações dos 30 anos em 2015
Uma exposição de posters ilustrativos da atividade da instituição, um concerto da “INESC TEC Jazz Band”, e ainda o tradicional bolo-rei, foram apenas alguns dos momentos de que a comunidade INESC TEC pôde desfrutar no pré-evento que serviu de arranque às comemorações dos 30 anos do INESC no Porto. O ponto alto da iniciativa intitulada “AO FUTURO”, que este ano se realizou no dia 16 de dezembro no grande auditório da FEUP, foi a reflexão sobre a visão para os próximos anos e o anúncio das iniciativas previstas para as comemorações dos 30 anos em 2015. Houve ainda tempo para a entrega dos prémios aos Fora de Série de 2014 e aos vencedores do Concurso de Fotografia, e também a homenagem a Eunice Ferreira, membro do INESC TEC desde a sua génese, que agora se reforma.
Evento com grande adesão
Foram cerca de três centenas de Inesquianos que quiseram dizer ‘adeus’ a mais um ano e entrar no espírito de festejo que virá em 2015 com a celebração do 30º aniversário do INESC no Porto. A festa, dividida em três momentos, iniciou-se com uma exposição de posters ilustrativos da atividade dos Centros do INESC TEC, que teve lugar no corredor principal da FEUP e proporcionou uma oportunidade de interação entre os Centros e Laboratórios do INESC TEC.
Depois da exposição, o caminho levou os convidados ao grande auditório onde teve início o segundo momento da festa – o concerto da INESC TEC Jazz Band, formada em 2013 exclusivamente com colaboradores do INESC TEC, a saber: Ana Paula Silva (CSIG) na voz, Gaspar Pacheco (CAP) no baixo, Rui Rodrigues (CSIG) no cajón e Pedro Campos (LIAAD) nas teclas. A banda foi fundada por Ana Barros (CESE), atualmente nos Estados Unidos, e Sérgio Costa (CITE).
INESC TEC, precursor da mudança
Depois de um regresso ao passado com uma animação da evolução do logótipo do INESC TEC, seguiram-se os discursos da Direção do INESC TEC, começando por José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC, que anunciou em primeira mão aos presentes as iniciativas previstas para 2015, abordando a visão e os desafios para os próximos anos, assim como a transfiguração do modelo INESC TEC, e o impacto que os projetos interdisciplinares do INESC TEC têm tido junto da Comissão Europeia.
A propósito deste assunto, José Manuel Mendonça fez alusão à visita ao INESC TEC de Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, no dia 12 de dezembro, em que o comissário se mostrou impressionado com a multidisciplinariedade e impacto económico dos projetos do INESC TEC.
Uma homenagem
De acordo com José Manuel Mendonça, a instituição tem projetos e sonhos que só se podem tornar possíveis com investigadores como os do INESC TEC. Mas mais do que projetos, o INESC TEC é feito de pessoas que juntas formam a engrenagem de uma máquina bem oleada. E esta ocasião de festa serviu ainda para homenagear uma dessas pessoas, neste caso um elemento que esteve presente na génese daquilo que se viria a tornar o INESC TEC.
Eunice Ferreira, que agora se reforma, assistiu ao nascimento do INESC no Porto e a sua dedicação e anos de “casa” não podiam passar ao lado num dia de comemoração como este. Para a Direção, a Eunice Ferreira sempre pautou o seu trabalho pela competência e rigor, qualidades fundamentais no desempenho de funções no serviço de contabilidade e finanças, sem nunca descurar a simpatia e cordialidade com que sempre tratou os colegas. Estes, por lhe reconhecerem o devido mérito, receberam-na com uma ovação de pé no auditório da FEUP quando Eunice Ferreira subiu ao palco.
Um brinde ao futuro!
No terceiro e derradeiro momento do evento “AO FUTURO”, mais descontraído, houve ainda tempo para premiar os 15 Fora de Série destacados durante o ano de 2014 no BIP (ver lista abaixo*), assim como os vencedores do Concurso de Fotografia, Alcino Cunha (HASLab, voto júri de avaliação) e Marta Pinto (CSIG, voto popular), todos chamados ao palco pelo membro da Direção e responsável pelo BIP, Vladimiro Miranda, que destacou mais uma vez a importância da distinção de talento made in INESC TEC.
Depois dos discursos, era tempo de terminar a festa, mas não sem antes dar uma dentada numa fatia de bolo-rei e brindar ao nosso sucesso com um copo de espumante. Este ano o espírito de Natal prolongou-se além da festa, tendo sido oferecido à AMI (Porto) o bolo-rei que sobrou. Aos membros da família INESC TEC que se juntaram para partilhar este momento de convívio e descontração deixamos aqui o nosso sincero agradecimento. Ergamos os nossos copos e brindemos: Ao Futuro, ao INESC TEC, a todos nós!
*Lista dos ‘Fora de Série’
Ricardo Bessa (CPES) e Flávia Ferreira (CROB) – janeiro
Hélder Oliveira (CTM) – fevereiro
Pedro Jorge (CAP) – março
Paula Faria (Contabilidade e Finanças) – abril
Jorge Pereira (CPES) – maio
Susana Silva, Duarte Viveiros e João Barbosa (CAP) – junho
Alexandre Madeira (HASLab) – julho
Luís Guimarães (CEGI) e Diogo Varajão (CPES) – setembro
Rita Ribeiro (LIAAD) – outubro
José Iria (CPES) – novembro
Miguel Matos (HASLab) – dezembro