Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Miguel Pinto, Efacec Handling Solutions, Engenheiro de Automação
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2014
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CROB
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Robô Vigilante, Futebol Robótico, AGV AutoEurop
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Neste momento trabalho numa empresa cuja unidade de negócio é a logística automática de produto e matérias subsidiárias, essencialmente em paletes, mas também logística de outros produtos como por exemplo bobinas de papel para transformação na indústria do papel. Por outras palavras fazemos armazéns automáticos com gestão de todo o fluxo. Particularmente, trabalho em AGVs (designação em inglês para Automated Guided Vehicles). Na Handling Solutions, fazendo os AGVs parte de toda a estrutura de um armazém automático, faço o projeto de Veículos Autónomos, projeto da eletrificação dos mesmos e finalmente programação e colocação em funcionamento em obra.
Como área integrante da automação (núcleo de conhecimento da Handling Solutions), a robótica tem um papel importante a dizer neste ramo de negócio.
Acabei o meu Doutoramento em robótica móvel em fevereiro de 2013, desenvolvendo o sistema de localização do Robô Vigilante. Essa área é, em termos científicos, a área onde trabalho agora a nível industrial.
Desde que saí do INESC TEC, tenho aplicado os meus conhecimentos adquiridos no nível industrial. Conhecimentos estes não só adquiridos durante o Mestrado pela FEUP, mas também adquiridos durante o período de investigação levado a cabo no INESC TEC durante cerca de 4 anos.
Assim, as competências adquiridas como Engenheiro Eletrotécnico, na área de automação, na área de projeto e essencialmente de programação são atualmente uma mais-valia na função que desempenho. Mas é a algoritmia na área da Robótica Móvel, que fui consolidando durante o Doutoramento e que culminou com a minha tese de PhD, que agora me dá a bagagem inovadora necessária para as funções que desempenho.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
Para além de todo o conhecimento e experiência adquirida, ajudou a moldar-me profissionalmente, dando-me a bagagem necessária para a indústria.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Não tenho noção do que mudou, julgo que no INESC TEC se continuou a fazer um bom trabalho, na vanguarda da ciência como sempre.