Investigador INESC TEC discute privacidade e proteção de dados online
Luís Antunes, investigador do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, esteve em destaque no Seminário Dia da Internet mais Segura, que se realizou no passado dia 4 de fevereiro no Fórum Picoas, um evento organizado pelo Consórcio Centro Internet Segura em colaboração com a Fundação PT.
Nesta iniciativa, que envolveu membros da academia, psicólogos, forças de investigação criminal, associações juvenis, media, entre outros especialistas, pretendia-se discutir os desafios que a utilização da Internet suscita no comportamento das pessoas e, em particular, nos mais jovens.
Identidade Digital foi o tema discutido por Luís Antunes, que apresentou vários cenários representativos da vulnerabilidade a que os nossos dados pessoais estão sujeitos e do rasto digital gerado pela partilha de informação online. De acordo com o investigador do INESC TEC, é importante “controlar a nossa exposição na sociedade digital, pois todos os objetos à nossa volta estão continuamente a partilhar informação sobre nós, que é preciso controlar, anonimizar e até baralhar”. O investigador do INESCTEC apresentou ainda algumas soluções no combate à fraude dos sistemas de autenticação, que são o foco da sua área de investigação.
Além de investigador no INESC TEC, Luís Antunes é ainda professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), estando responsável pelo Departamento de Ciência de Computadores, e diretor do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da U.Porto.
O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo à UP-FCUP.