Offside
Lado B

Neste episódio ficamos a conhecer o Lado B de Artur Capela

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Yazaki Saltano, pela voz de Rui Trindade.

Fora de Série

(...) se tivesse de descrever a minha experiência no CPES em apenas uma palavra, essa seria “intensa”. Intensa no sentido de aquisição de conhecimento e na forma em que cada tarefa é realizada." Henrique Teixeira, CPES

Asneira Livre

"Nada do que crio faço sozinho. (...) Compenso esta minha limitação com um dom próprio que faz com que me rodeie de pessoas de talento, capacidade e brio." Rui Oliveira, Administrador INESC TEC

Galeria do Insólito

A história tem início no longínquo ano de 2012, altura em que o INESC TEC era ainda uma jovem instituição na casa dos 20, com personalidade irreverente e ideias inovadoras.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Contrato com EDA promove energias renováveis nos Açores

O INESC TEC assinou recentemente um contrato com a EDA – Electricidade do Açores para uma prestação de serviços de consultoria técnica especializada no âmbito do qual serão realizados estudos no sentido de se encontrar soluções para a construção de centrais hidroelétricas reversíveis puras nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Estas centrais têm como objetivo armazenar os excessos de energia elétrica de origem renovável durante a noite, para depois a injetar nas redes correspondentes durante os períodos de maior consumo.

Este estudo envolve dois problemas: em primeiro lugar, será necessário calcular o volume de energia a armazenar, assim como definir as potências e o número das bombas e das turbinas a instalar nos aproveitamentos em estudo, o que permitirá depois dimensionar os reservatórios superiores e inferiores e definir a estrutura das centrais. Em segundo lugar, irá avaliar-se a capacidade de participação das bombas e dos geradores hídricos na regulação de frequência, assim como a estabilidade do sistema perante perturbações a simular, o que permitirá afinar as soluções encontradas inicialmente e determinar as malhas de controlo dos equipamentos a instalar.

O contrato, de grande responsabilidade e complexidade técnica, está associado a investimentos no terreno de várias dezenas de milhões de euros.

Neste contrato, o INESC TEC está representado pelo seu Centro de Sistemas de Energia (CPES), e conta com André Madureira, Bernardo Silva, Carlos Moreira e João Peças Lopes (Administrador do INESC TEC).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.