Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Rui Trindade, Moulding Department Senior Manager na Yazaki Saltano de Ovar
-
"Já tenho bastante experiência no domínio da implementação de sistemas e tratamento de problemas informáticos e posso afirmar que a forma como o trabalho com o INESC TEC se desenvolveu foi muito positiva. Diria que foi um dos poucos projetos informáticos que começou e terminou dentro dos prazos estipulados, o que demonstra o profissionalismo, empenho e dedicação da equipa envolvida. A forma como o INESC TEC atendeu sempre prontamente às questões que fomos colocando, conseguindo dar-lhes resposta adequada, e compreendendo que neste género de situações nem sempre é possível ultrapassar as dificuldades numa primeira abordagem, contribuíram seguramente para o sucesso deste projeto."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
A relação da Yazaki Saltano (Divisão Departamento de Injeção de Moldes) com o INESC TEC teve início em 2015, com o projeto YAZAKI PE – Delivery Planning Algorithm, que decorreu da necessidade de efetuar um melhor planeamento das encomendas de clientes, principalmente as encomendas de subcontratação.
Áreas de Negócio
Componentes elétricas
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2015
Título do projeto
YAZAKI PE – Delivery Planning Algorithm
Centros(s) do INESC TEC com que colaborou
Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE)
Responsáveis pelo projeto (INESC TEC)
Samuel Moniz, Rui Rebelo e Jorge Pinho de Sousa
Testemunho relativo ao Projeto
A Yazaki identificou recentemente a necessidade de efetuar um melhor planeamento, em termos das encomendas de clientes e da receção de materiais em subcontratação, devido ao elevado nível de stock intermédio e às dificuldades em transmitir a informação, de forma estruturada, aos vários intervenientes no processo. Identificado este problema, foi estabelecido um contacto com o INESC TEC, nomeadamente com o Prof. Jorge Pinho de Sousa, do CESE – Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais, no sentido de procurar uma solução para ultrapassar este problema específico. Neste contexto, nasceu o projeto YAZAKI PE Algorithm.
Com o projeto YAZAKI PE Algorithm, procurou reduzir-se, de forma significativa, o stock de produto acabado e entrega de encomendas subcontratadas. Nesse sentido, é planeada a carga semanal dos camiões da Yazaki para os clientes, atribuindo encomendas a cada subcontratado, o que corresponde a determinar as encomendas que devem ser expedidas em cada camião, que deverão ser equilibradas em termos de complexidade por subcontratado. Com esta informação, os subcontratados da Yazaki podem planear as suas atividades internas de uma forma eficiente, seguindo o plano de carregamento de camiões proposto.
Deste modo, o principal objetivo do projeto foi a especificação de um algoritmo capaz de determinar automaticamente os planos de carga dos camiões para os clientes, de modo a maximizar e equilibrar a carga dos camiões dos subcontratados e tendo em conta o esforço dos subcontratados na montagem dos produtos.
Atualmente, o algoritmo está validado e em processo de instalação no ERP. O próximo passo será alcançar a emissão das listas de preparação de expedição diretamente a partir do ERP, com base no cálculo obtido pelo algoritmo de otimização.
Este projeto estabelece sinergias entre o INESC TEC, a Yazaki, a empresa fornecedora de ERP, assim como os parceiros subcontratados, e terá um impacto extremamente positivo tanto no modo como a logística interna é organizada, na medida em que a receção do material vai ser mais bem sequenciada, como também na organização do trabalho dos parceiros subcontratados.
Já tenho bastante experiência no domínio da implementação de sistemas e tratamento de problemas informáticos e posso afirmar que a forma como o trabalho com o INESC TEC se desenvolveu foi muito positiva. Diria que foi um dos poucos projetos informáticos que começou e terminou dentro dos prazos estipulados, o que demonstra o profissionalismo, empenho e dedicação da equipa envolvida. A forma como o INESC TEC atendeu sempre prontamente às questões que fomos colocando, conseguindo dar-lhes resposta adequada, e compreendendo que neste género de situações nem sempre é possível ultrapassar as dificuldades numa primeira abordagem, contribuíram seguramente para o sucesso deste projeto.
Relativamente a novas colaborações, já surgiram algumas ideias, que poderão ser materializadas em adaptações deste algoritmo a outras situações. Futuramente, será realizado o levantamento de uma situação que já se encontra identificada, de modo a avaliar a perspetiva de um novo projeto com o INESC TEC.