INESC P&D Brasil e INESC TEC desenvolvem sistema monitorização de linhas férreas
O INESC P&D Brasil e o INESC TEC estão a desenvolver, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora e o INERGE – Instituto de Estudos e Gestão Energética do Brasil, um projeto que tem como objetivo criar um sistema embarcado para uma monitorização visual e térmica de linhas férreas. O projeto arrancou em fevereiro.
O sistema será instalado em comboios de serviço, e deverá ser capaz de realizar, de forma automática, inspeções em carris, fixadores, batentes, cruzetas, postes, túneis e outros objetos próximos da rede.
Neste projeto, intitulado “Sistema Embarcado de Vistoria Visual e Térmica com Processamento e Identificação Digital de Imagens”, o INESC P&D Brasil e o INESC TEC estão responsáveis pelo desenvolvimento de um sistema estereoscópico capaz de gerar informação 3D de alta precisão. O referido sistema será composto por duas câmaras de alta-resolução, um sistema de estabilização de imagens Pitch e Roll, e um sistema embebido para cálculo do mapa de disparidade.
Do lado do INESC TEC participará o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), representado por António Paulo Moreira, coordenador do CRIIS, enquanto o INESC P&D Brasil estará representado por Marcelo Petry, antigo investigador do INESC TEC.
O projeto é financiado pela MRS Logística, uma empresa que transporta, nos seus 1.643 km de linhas ferroviárias, quase um terço de toda a carga transportada por comboios no Brasil.
O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo à UP-FEUP.