Offside
Lado B

Neste episódio ficamos a conhecer o Lado B de Artur Capela

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Yazaki Saltano, pela voz de Rui Trindade.

Fora de Série

(...) se tivesse de descrever a minha experiência no CPES em apenas uma palavra, essa seria “intensa”. Intensa no sentido de aquisição de conhecimento e na forma em que cada tarefa é realizada." Henrique Teixeira, CPES

Asneira Livre

"Nada do que crio faço sozinho. (...) Compenso esta minha limitação com um dom próprio que faz com que me rodeie de pessoas de talento, capacidade e brio." Rui Oliveira, Administrador INESC TEC

Galeria do Insólito

A história tem início no longínquo ano de 2012, altura em que o INESC TEC era ainda uma jovem instituição na casa dos 20, com personalidade irreverente e ideias inovadoras.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Chega ao fim projeto do INESC TEC com PT Inovação/Altice Labs

Terminou no final de janeiro de 2016 o projeto OSSaaS – Operations Support Systems as a Service, promovido pela PT Inovação/Altice Labs e no qual o INESC TEC foi um dos parceiros.

O OSSaaS teve como objetivo a migração das OSS – ou seja, um conjunto de aplicações que ajudam a operadora de telecomunicações a gerir as próprias comunicações – para um ambiente na cloud. Esta migração acarreta várias vantagens para as empresas uma vez que permite uma gestão mais eficaz dos recursos computacionais, e consequentemente ganhos ao nível da eficiência operacional, assim como um maior controlo dos próprios recursos, uma maior qualidade de serviço prestado, e ainda uma maior capacidade de resposta às necessidades das empresas.

Mais concretamente, este projeto permitiu à PT Inovação/Altice Labs explorar novos modelos de negócio, conquistar novos clientes e ainda adaptar as soluções OSS aos processos de negócio dos operadores de uma forma mais flexível, permitindo a customização do processo.

O OSSaaS surgiu na sequência de outros projetos com a PT Inovação/Altice Labs e permitiu expandir e refinar as técnicas, tecnologias e conhecimento necessários à migração de aplicações para a cloud. O Centro do INESC TEC envolvido foi o Laboratório de Software Confiável (HASLab), representado neste projeto pelos investigadores Rui Oliveira (Administrador do INESC TEC), Ricardo Vilaça, Miguel Matos, Rogério Pontes e Catarina Gonçalves.

Além do INESC TEC, o projeto OSSaaS contou ainda com o Instituto Pedro Nunes (IPN) como parceiro.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UMinho.