Chega ao fim projeto do INESC TEC com PT Inovação/Altice Labs
Terminou no final de janeiro de 2016 o projeto OSSaaS – Operations Support Systems as a Service, promovido pela PT Inovação/Altice Labs e no qual o INESC TEC foi um dos parceiros.
O OSSaaS teve como objetivo a migração das OSS – ou seja, um conjunto de aplicações que ajudam a operadora de telecomunicações a gerir as próprias comunicações – para um ambiente na cloud. Esta migração acarreta várias vantagens para as empresas uma vez que permite uma gestão mais eficaz dos recursos computacionais, e consequentemente ganhos ao nível da eficiência operacional, assim como um maior controlo dos próprios recursos, uma maior qualidade de serviço prestado, e ainda uma maior capacidade de resposta às necessidades das empresas.
Mais concretamente, este projeto permitiu à PT Inovação/Altice Labs explorar novos modelos de negócio, conquistar novos clientes e ainda adaptar as soluções OSS aos processos de negócio dos operadores de uma forma mais flexível, permitindo a customização do processo.
O OSSaaS surgiu na sequência de outros projetos com a PT Inovação/Altice Labs e permitiu expandir e refinar as técnicas, tecnologias e conhecimento necessários à migração de aplicações para a cloud. O Centro do INESC TEC envolvido foi o Laboratório de Software Confiável (HASLab), representado neste projeto pelos investigadores Rui Oliveira (Administrador do INESC TEC), Ricardo Vilaça, Miguel Matos, Rogério Pontes e Catarina Gonçalves.
Além do INESC TEC, o projeto OSSaaS contou ainda com o Instituto Pedro Nunes (IPN) como parceiro.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UMinho.