INESC Porto consolida papel nas Tecnologias de Produção
O INESC Porto é uma das 66 entidades promotoras do PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção. A “PRODUTECH – Associação para as Tecnologias de Produção Sustentável”, a entidade promotora deste Pólo, nasceu a 10 de Outubro de 2008 com o objectivo de implementar iniciativas de eficiência colectiva que visem a inovação, a qualificação e a modernização das empresas produtoras de tecnologias de produção. A apresentação pública decorreu no dia 12 de Novembro, na Exponor (em simultâneo com a EMAF - 12ª Exposição Internacional de Máquinas-Ferramenta e Acessórios), tendo contado com a presença do Secretário de Estado da Indústria e Inovação, António Castro Guerra.
O Pólo é composto por uma tríade de entidades que cobrem o triângulo virtuoso do desenvolvimento tecnológico: empresas produtoras de tecnologias de produção e respectivas organizações sectoriais, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional com capacidade de I&D e actividade relevante na área industrial e ainda empresas e entidades sectoriais dos principais sectores da indústria transformadora nacional.
Através de um conjunto integrado de acções, o Pólo espera contribuir para o desenvolvimento da fileira dos produtores nacionais de tecnologia para a indústria, através do desenvolvimento e comercialização, nos mercados nacional e internacional, de novos produtos e serviços tecnologicamente avançados e com maior valor acrescentado, do aumento do volume de actividade das empresas existentes e da criação de novas empresas. Por outro lado, esta incitativa pretende gerar uma maior competitividade e valor acrescentado das empresas dos sectores utilizadores e contribuir positivamente para a balança de transacções externas. A médio e longo prazo será possível alcançar uma melhor colaboração entre empresas e entre elas e as entidades do SCTN (através do desenvolvimento de parcerias estratégicas), bem como contribuir para a criação de uma imagem de Portugal como País produtor de tecnologia, a nível nacional e internacional.
Ao integrar este projecto, o INESC Porto pretende alargar e consolidar a sua intervenção nesta área das tecnologias de produção, beneficiando também da diversidade de competências das várias instituições envolvidas.