Investigador do INESC TEC distinguido com prémio “Proteção da Privacidade”
Manuel Barbosa, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi um dos investigadores que constituem a equipa de investigação europeia distinguida com o prémio “Proteção da Privacidade”.
Este prémio, atribuído pelo Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e pela Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés (CNIL), foi instituído em 2016 e distingue artigos científicos que focam a temática da proteção da privacidade e da informação pessoal.
Juntamente com Manuel Barbosa, foram também distinguidos Michael Backes, Dario Fiore e Raphael M. Reischuk. Estes quatro investigadores foram os autores do artigo científico “ADSNARK: Nearly Practical and Privacy-Preserving Proofs on Authenticated Data”, que descreve um novo sistema que permite a realização de computações verificáveis por terceiros, sem que nada acerca dos dados originais seja divulgado, com exceção da sua autenticidade.
O júri, constituído por sete membros, sublinhou a alta qualidade dos resultados e, particularmente, apreciou a preocupação dos autores em conciliar a teoria e a prática. Mais ainda, os resultados obtidos atendem a uma necessidade crescente e podem permitir uma melhor proteção da privacidade em áreas como as cidades inteligentes e a saúde. O artigo premiado foi ainda publicado na IEEE Security and Privacy Conference, em 2015.
O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado nesta notícia tem vínculo à FCUP-UP.