Offside
Lado B

Cristina Barbosa é a "Pinguim Sereno".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TBE, pela voz de Luís Fernando Passos.

Fora de Série

"No futuro, espero continuar a aprender mais no INESC TEC em colaboração com outros centros para encontrarmos juntos a resposta a questões pertinentes na área da medicina e que podem ter uma contribuição direta na nossa sociedade." (Nádia Silva, C-BER)

Pensar Sério

"Parte do trabalho de Contabilidade e Finanças, serviço no qual eu me integro, é também servir como uma “firewall” que tenta proteger os nossos investigadores de toda uma panóplia de obrigações.", Cláudio Fernandes (CF)

Galeria do Insólito

Duas pessoas, uma viagem a Espanha, passeio de carro, conversa puxa conversa, risadas, descontração. Chegam ao destino à hora de jantar, restaurante intimista, decorado com velas e corações.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

A melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigador do INESC TEC distinguido com prémio “Proteção da Privacidade”

Manuel Barbosa, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi um dos investigadores que constituem a equipa de investigação europeia distinguida com o prémio “Proteção da Privacidade”.

Este prémio, atribuído pelo Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e pela Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés (CNIL), foi instituído em 2016 e distingue artigos científicos que focam a temática da proteção da privacidade e da informação pessoal.

Juntamente com Manuel Barbosa, foram também distinguidos Michael Backes, Dario Fiore e Raphael M. Reischuk. Estes quatro investigadores foram os autores do artigo científico “ADSNARK: Nearly Practical and Privacy-Preserving Proofs on Authenticated Data”, que descreve um novo sistema que permite a realização de computações verificáveis por terceiros, sem que nada acerca dos dados originais seja divulgado, com exceção da sua autenticidade. 

O júri, constituído por sete membros, sublinhou a alta qualidade dos resultados e, particularmente, apreciou a preocupação dos autores em conciliar a teoria e a prática. Mais ainda, os resultados obtidos atendem a uma necessidade crescente e podem permitir uma melhor proteção da privacidade em áreas como as cidades inteligentes e a saúde. O artigo premiado foi ainda publicado na IEEE Security and Privacy Conference, em 2015.

 

O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado nesta notícia tem vínculo à FCUP-UP.