Offside
Lado B

Cristina Barbosa é a "Pinguim Sereno".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TBE, pela voz de Luís Fernando Passos.

Fora de Série

"No futuro, espero continuar a aprender mais no INESC TEC em colaboração com outros centros para encontrarmos juntos a resposta a questões pertinentes na área da medicina e que podem ter uma contribuição direta na nossa sociedade." (Nádia Silva, C-BER)

Pensar Sério

"Parte do trabalho de Contabilidade e Finanças, serviço no qual eu me integro, é também servir como uma “firewall” que tenta proteger os nossos investigadores de toda uma panóplia de obrigações.", Cláudio Fernandes (CF)

Galeria do Insólito

Duas pessoas, uma viagem a Espanha, passeio de carro, conversa puxa conversa, risadas, descontração. Chegam ao destino à hora de jantar, restaurante intimista, decorado com velas e corações.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

A melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

LightKone é o novo projeto europeu que pretende inovar redes periféricas

LightKone, Lightweight Computation for Networks at the Edge, é o novo projeto europeu do INESC TEC, representado pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab), que visa desenvolver um modelo cientificamente sólido e validado industrialmente que seja capaz de fazer computação distribuída em redes periféricas.

Estas redes periféricas consistem num conjunto de nós situados no extremo de uma rede de conexão. Alguns exemplos destas redes são as redes que incluem os dispositivos móveis ou até os computadores pessoais. As aplicações da internet estão, cada vez mais, a ser executadas em redes periféricas, de forma a que a rapidez de resposta seja mais alta. Esta melhoria é notória em vários elementos do sistema como, por exemplo, na latência aparente, na escalabilidade, na resiliência e na própria segurança.

A investigação existente nesta área tem identificado alguns problemas e, desta forma, o LightKone vai tentar resolvê-los utilizando dois avanços científicos da computação distribuída. Mais concretamente, vão ser utilizados modelos de programação livre de sincronização e algoritmos híbridos de difusão de dados, de forma a criar uma combinação natural na rede periférica e, com isso, chegar a novos modelos de programação e a novos algoritmos testados cientificamente e, ainda, implementados em ambientes industriais, bem como avaliados em sistemas de grande escala.

Carlos Baquero, Paulo Sérgio Almeida, Manuel Barbosa, José Bacelar Almeida, Ali Shoker, Hugo Pacheco, João Silva, José Proença, Georges Younes e Vítor Duarte são os investigadores do INESC TEC envolvidos no projeto.

O LightKone decorrerá até ao final do ano 2019 e terá um financiamento global da Comissão Europeia de cerca de € 3,5M. O kick-off decorreu nos dias 24 e 25 de janeiro na Université Catholique de Louvain, na Bélgica.

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UMinho e à FCUP-UP.