Offside
Lado B

Cristina Barbosa é a "Pinguim Sereno".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TBE, pela voz de Luís Fernando Passos.

Fora de Série

"No futuro, espero continuar a aprender mais no INESC TEC em colaboração com outros centros para encontrarmos juntos a resposta a questões pertinentes na área da medicina e que podem ter uma contribuição direta na nossa sociedade." (Nádia Silva, C-BER)

Pensar Sério

"Parte do trabalho de Contabilidade e Finanças, serviço no qual eu me integro, é também servir como uma “firewall” que tenta proteger os nossos investigadores de toda uma panóplia de obrigações.", Cláudio Fernandes (CF)

Galeria do Insólito

Duas pessoas, uma viagem a Espanha, passeio de carro, conversa puxa conversa, risadas, descontração. Chegam ao destino à hora de jantar, restaurante intimista, decorado com velas e corações.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

A melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto PRACTICE termina com avaliação excelente

O projeto europeu PRACTICE (Privacy-Preserving Computation in the Cloud), onde o INESC TEC foi um dos parceiros, representado pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab), terminou em 2016 com uma avaliação excelente da Comissão Europeia.

Este projeto europeu, levado a cabo na área da segurança da informação, teve como missão desenvolver tecnologias cloud que garantissem a privacidade dos dados. Ao contrário das soluções existentes no mercado, nas quais os fornecedores cloud e outros agentes internos têm acesso indiscriminado aos dados dos seus utilizadores, a tecnologia PRACTICE previne que estes agentes não autorizados tenham acesso a informação confidencial. Desta forma, esta tecnologia processa os dados em forma cifrada, potenciando assim novos modelos de negócio que explorem os benefícios económicos e tecnológicos da cloud.

A contribuição do HASLab assentou assim na construção de uma infraestrutura de computação segura formalmente verificada. Esta infraestrutura permite efetuar a especificação e a análise de segurança de aplicações desenvolvidas na cloud, converter os componentes das aplicações que manipulam dados privados em computações seguras e, por fim, executar computações seguras na cloud, utilizando protocolos criptográficos que garantam a privacidade total dos dados.

O HASLab foi ainda pioneiro no desenvolvimento de protocolos altamente eficientes que permitem delegar garantias de segurança em hardware confiável, sendo estes aplicáveis em tecnologias acessíveis, como nos processadores mais recentes oferecidos pela Intel.

Este projeto teve um financiamento global de cerca de € 7,5M e a última avaliação da Comissão Europeia decorreu em dezembro em Bruxelas, Bélgica.