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Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TBE, pela voz de Luís Fernando Passos.

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"No futuro, espero continuar a aprender mais no INESC TEC em colaboração com outros centros para encontrarmos juntos a resposta a questões pertinentes na área da medicina e que podem ter uma contribuição direta na nossa sociedade." (Nádia Silva, C-BER)

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"Parte do trabalho de Contabilidade e Finanças, serviço no qual eu me integro, é também servir como uma “firewall” que tenta proteger os nossos investigadores de toda uma panóplia de obrigações.", Cláudio Fernandes (CF)

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Duas pessoas, uma viagem a Espanha, passeio de carro, conversa puxa conversa, risadas, descontração. Chegam ao destino à hora de jantar, restaurante intimista, decorado com velas e corações.

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Projeto Flexus realiza primeiro teste em estaleiro

Foi no âmbito do projeto Flexus que uma equipa de colaboradores do Centro de Robótica e Sistemas (CRAS) e do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), ambos pertencentes ao INESC TEC, realizou os primeiros testes com um veículo de superfície.

A experiência decorreu nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, no Arsenal do Alfeite, um estaleiro qualificado nas áreas da construção, manutenção e reparação naval, com base em Lisboa, e teve ainda o apoio da Escola Naval.

O veículo operou durante várias horas, desempenhando operações remotas e missões autónomas durante dois dias de testes no rio Tejo. As capacidades do veículo foram assim demonstradas num ambiente exterior real, sendo capaz de recolher dados de navegação e imagens e funcionar como um ponto de contacto com a estação de comunicação base. Nestes primeiros testes, o FLEXUS USV completou mais de oito quilómetros apenas com a carga de uma bateria. Foi ainda testado o sistema de telecomunicações do veículo, que permitiu estabelecer conetividade entre a estação base e o USV, sendo possível a troca de informação a uma distância de cerca de 550m.

O projeto FLEXUS - Flexible Unmanned Surface Vehicles for the Internet of Moving Things, tem como objetivo fornecer um conjunto de dez veículos de superfície autónomos, capazes de executar missões remotamente projetadas e descarregadas por experimentadores através da Internet.

Bruno Ferreira, do CRAS, é o responsável técnico deste projeto, que arrancou em setembro de 2016 e tem duração de 30 meses.

Mais informação pode ser consultada aqui


O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.