Offside
Lado B

Bruno Guedes é artista urbano.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da LTPlabs, pela voz de Teresa Bianchi de Aguiar.

Fora de Série

"Nos últimos três anos tenho aprendido e colaborado com investigadores de classe mundial, que me ajudam a melhorar as minhas capacidades científicas. É isso que me motiva no dia a dia." Vítor Cerqueira (LIAAD)

Pensar Sério

"Há uns anos quando sonhámos com a construção de um laboratório de investigação na área da realidade virtual multissensorial muitos pensaram que éramos apenas sonhadores." Miguel Melo (CSIG)

Galeria do Insólito

Quando no SCOM vimos chegar uma consulta com o título “Adaptação de sensores para incorporação em sistemas de deteção de flatulência canina”, pensamos que só podia ser uma brincadeira.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Sofia Sá, Social Media Manager, Comissão Europeia - Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas (EASME)

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2015-2016
  • Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: Serviço de Comunicação (SCOM); Carnegie Mellon Portugal Program

Testemunho relativo à sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Depois de sair do INESC TEC, comecei o meu percurso em Bruxelas como estagiária na Comissão Europeia, na Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas (EASME). A experiência foi absolutamente inesquecível! Durante cinco meses, tive a oportunidade de estar perto de líderes europeus, de estar no centro das decisões da Europa e de trabalhar com uma equipa de 15 colegas de 11 nacionalidades diferentes com os quais aprendi imenso.

Em março de 2017, juntei-me a um grande projeto - o maior evento de energia sustentável da Europa, European Sustainable Energy Week 2017, que teve lugar em Bruxelas em junho do mesmo ano. Uma equipa de cinco colegas da Comissão Europeia e duas agências de comunicação fizeram o evento acontecer! Estar envolvida na preparação deste evento foi absolutamente gratificante. Durante três dias, a conferência recebeu mais de 2000 participantes, cerca de 400 oradores e teve 63 sessões.

Após o evento, agarrei uma nova oportunidade profissional: social media manager do programa de financiamento LIFE da Comissão Europeia, que este ano está de parabéns pelos seus 25 anos de existência.

Este programa, que é parcialmente gerido pela EASME e pela Direção-Geral do Ambiente da CE, financia projetos de conservação da natureza (como por exemplo, animais em vias de extinção), tecnologias verdes e projetos relacionados com as alterações climáticas. O LIFE Programme já financiou milhares de projetos por toda a Europa e investiu cerca de 3 biliões de euros. Trabalhar com um projeto destas dimensões é um enorme orgulho.

Comunicar os projetos do LIFE Programme é um constante desafio não só pela diversidade de temas, mas também pela sua distribuição geográfica.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

No INESC TEC, estive do lado do beneficiário/projeto, no entanto, agora, estou do lado da entidade financiadora. Os objetivos de comunicação são diferentes, assim como o conteúdo e a forma como as notícias são distribuídas. No entanto, ter estado em ambos os lados foi (e é) um enorme privilégio, especialmente porque muitas vezes o meu público alvo são entidades como o INESC TEC.

Ter trabalhado de perto com os investigadores e com aquilo que de melhor se faz em Portugal em termos de investigação foi crucial para a minha integração em todos os projetos que abracei desde que cheguei a Bruxelas.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

Sigo o INESC TEC de forma atenta nas redes sociais e vejo sempre notícias que me deixam contente e orgulhosa! Os projetos são mais ambiciosos e o INESC TEC aparece ainda mais nas notícias dos media portugueses.

O INESC TEC é, cada vez mais, uma referência nacional e internacional no que diz respeito a investigação de excelência.