Pensar Sério
“Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce”
Por Miguel Melo*
“Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce”, a célebre frase da autoria de Fernando Pessoa nunca fez tanto sentido como agora: há uns anos atrás quando sonhámos com a construção de um Laboratório de investigação na área da realidade virtual multissensorial muitos pensaram que éramos apenas sonhadores. Volvidos esses anos e com muito esforço e dedicação, aqui estamos nós a inaugurar o laboratório mais avançado da Península Ibérica e referência a nível europeu.
O laboratório de realidade virtual multissensorial tem a designação de MASSIVE VR Lab (acrónimo para Multimodal Authentic multiSenSorial Immersive Virtual Environments) é um laboratório dedicado ao estudo multidisciplinar da relação entre as tecnologias de realidade virtual e as diferentes dimensões da performance humana. A nossa missão, no fundo, é a de potenciar o uso das tecnologias de RV para melhorar a performance humana nas mais variadas áreas de aplicação.
A caminhada até a concretização da infra-estrutura foi desafiante mas graças ao empenho duma excelente equipa o sonho passou do papel para a realidade. De realçar o papel preponderante de investigadores do INESC TEC como o Prof. A. Augusto de Sousa, Maximino Bessa, António Coelho ou Rui Rodrigues.
Devo dizer que após esta longa caminhada, é com muito prazer que, todos os dias, vou para o Laboratório com a maior das motivações e tenho a oportunidade de trabalhar com uma equipa fantástica que faz com que os desafios que nos são lançados sejam ultrapassados com sucesso tirando partido da incrível união e espírito de grupo existentes.
Dada a natureza da Realidade Virtual, a nossa atividade pode extender-se a qualquer área de aplicação, entre elas o Turismo e o Treino e Certificação. No caso do turismo, estamos a apostar na inovação e diversificação da oferta turística da região do Doutro Vinhateiro através do desenvolvimento de soluções de realidade virtual multissensorial.
Já em relação ao treino e certificação, temos estabelecido um protocolo com a Corporação de Bombeiros da Cruz Verde de Vila Real. O processo de treino e certificação com recurso a Realidade Virtual traz várias vantagens, especialmente no caso dos bombeiros pois por vezes as simulações que estes necessitam de realizar para fins de treino tornam-se dispendiosas e a logística é complicada, o que faz com que o número de simulações para treino seja menor que o desejado. Com o recurso a Realidade Virtual, é possível a qualquer momento efetuar um exercício de simulação sem grandes implicações a nível de recursos e logística. Para além disso, há também a vantagem de poder ser completamente customizado para dar ênfase a certos conceitos de forma a potenciar o processo de formação e retenção de conhecimentos.
Aqui chegados e tendo concretizado o sonho de ver nascer o MASSIVE VR Lab poderíamos dizer que o trabalho está feito e está na hora de apreciar o feito… Muito pelo contrário: agora é que começaram os reais desafios e está na hora de provar que conseguimos fazer a diferença quer na investigação quer na transferência de conhecimentos para o mercado. De referir ainda que o MASSIVE VR Lab não pretende ser fechado à comunidade, pelo contrário: são bem-vindas todas as propostas de colaborações, sobretudo provenientes da comunidade INESC TEC. O limite? Não existem limites.
*Investigador do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG)