Offside
Lado B

Bruno Guedes é artista urbano.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da LTPlabs, pela voz de Teresa Bianchi de Aguiar.

Fora de Série

"Nos últimos três anos tenho aprendido e colaborado com investigadores de classe mundial, que me ajudam a melhorar as minhas capacidades científicas. É isso que me motiva no dia a dia." Vítor Cerqueira (LIAAD)

Pensar Sério

"Há uns anos quando sonhámos com a construção de um laboratório de investigação na área da realidade virtual multissensorial muitos pensaram que éramos apenas sonhadores." Miguel Melo (CSIG)

Galeria do Insólito

Quando no SCOM vimos chegar uma consulta com o título “Adaptação de sensores para incorporação em sistemas de deteção de flatulência canina”, pensamos que só podia ser uma brincadeira.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Pensar Sério

“Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce”

Por Miguel Melo*

“Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce”, a célebre frase da autoria de Fernando Pessoa nunca fez tanto sentido como agora: há uns anos atrás quando sonhámos com a construção de um Laboratório de investigação na área da realidade virtual multissensorial muitos pensaram que éramos apenas sonhadores. Volvidos esses anos e com muito esforço e dedicação, aqui estamos nós a inaugurar o laboratório mais avançado da Península Ibérica e referência a nível europeu.

O laboratório de realidade virtual multissensorial tem a designação de MASSIVE VR Lab (acrónimo para Multimodal Authentic multiSenSorial Immersive Virtual Environments) é um laboratório dedicado ao estudo multidisciplinar da relação entre as tecnologias de realidade virtual e as diferentes dimensões da performance humana. A nossa missão, no fundo, é a de potenciar o uso das tecnologias de RV para melhorar a performance humana nas mais variadas áreas de aplicação. 

A caminhada até a concretização da infra-estrutura foi desafiante mas graças ao empenho duma excelente equipa o sonho passou do papel para a realidade. De realçar o papel preponderante de investigadores do INESC TEC como o Prof. A. Augusto de Sousa, Maximino Bessa, António Coelho ou Rui Rodrigues.

Devo dizer que após esta longa caminhada, é com muito prazer que, todos os dias, vou para o Laboratório com a maior das motivações e tenho a oportunidade de trabalhar com uma equipa fantástica que faz com que os desafios que nos são lançados sejam ultrapassados com sucesso tirando partido da incrível união e espírito de grupo existentes.

 laboratório

Dada a natureza da Realidade Virtual, a nossa atividade pode extender-se a qualquer área de aplicação, entre elas o Turismo e o Treino e Certificação. No caso do turismo, estamos a apostar na inovação e diversificação da oferta turística da região do Doutro Vinhateiro através do desenvolvimento de soluções de realidade virtual multissensorial.

Já em relação ao treino e certificação, temos estabelecido um protocolo com a Corporação de Bombeiros da Cruz Verde de Vila Real. O processo de treino e certificação com recurso a Realidade Virtual traz várias vantagens, especialmente no caso dos bombeiros pois por vezes as simulações que estes necessitam de realizar para fins de treino tornam-se dispendiosas e a logística é complicada, o que faz com que o número de simulações para treino seja menor que o desejado. Com o recurso a Realidade Virtual, é possível a qualquer momento efetuar um exercício de simulação sem grandes implicações a nível de recursos e logística. Para além disso, há também a vantagem de poder ser completamente customizado para dar ênfase a certos conceitos de forma a potenciar o processo de formação e retenção de conhecimentos.

Aqui chegados e tendo concretizado o sonho de ver nascer o MASSIVE VR Lab poderíamos dizer que o trabalho está feito e está na hora de apreciar o feito… Muito pelo contrário: agora é que começaram os reais desafios e está na hora de provar que conseguimos fazer a diferença quer na investigação quer na transferência de conhecimentos para o mercado. De referir ainda que o MASSIVE VR Lab não pretende ser fechado à comunidade, pelo contrário: são bem-vindas todas as propostas de colaborações, sobretudo provenientes da comunidade INESC TEC. O limite? Não existem limites.

*Investigador do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG)