Offside
Lado B

Bruno Guedes é artista urbano.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da LTPlabs, pela voz de Teresa Bianchi de Aguiar.

Fora de Série

"Nos últimos três anos tenho aprendido e colaborado com investigadores de classe mundial, que me ajudam a melhorar as minhas capacidades científicas. É isso que me motiva no dia a dia." Vítor Cerqueira (LIAAD)

Pensar Sério

"Há uns anos quando sonhámos com a construção de um laboratório de investigação na área da realidade virtual multissensorial muitos pensaram que éramos apenas sonhadores." Miguel Melo (CSIG)

Galeria do Insólito

Quando no SCOM vimos chegar uma consulta com o título “Adaptação de sensores para incorporação em sistemas de deteção de flatulência canina”, pensamos que só podia ser uma brincadeira.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto do INESC TEC inova na soldadura em estruturas metálicas

Teve lugar, no passado dia 22 de setembro, nas instalações da NORFER, a demonstração final do projeto CoopWeld - Robotized system for welding in structural steel fabrication, que contou com a participação do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC.

A solução desenvolvida combina software de programação off-line, perceção avançada e realidade aumentada (projection mapping), para obter uma célula de fabrico flexível, especialmente adequada para a produção em PME’s. Nesta abordagem, o robô é responsável pelas tarefas mais repetitivas e demoradas (soldadura) libertando o operador para as tarefas de maior valor acrescentado (montagem).

Coordenado pela Sarkkis Robotics, este projeto demonstrador teve como objetivo o desenvolvimento de um posto de montagem e soldadura robotizada que pode ser instalado em unidades fabris metalomecânicas com aumentos de produtividade em comparação com o fabrico tradicionalmente manual, em linha com os objetivos da Indústria 4.0 e do fortalecimento do tecido industrial metalomecânico. Ferramentas intuitivas para a tomada de decisão no que diz respeito a soldadura, foram também desenvolvidas, facilitando as operações e contribuindo para o aumento de produtividade e de qualidade.

A equipa do CRIIS que participou neste projeto conta com os investigadores Germano Veiga, Luís Rocha, Carlos Costa e Pedro Tavares. Além do INESC TEC, o projeto tem a colaboração do Instituto de Soldadura e Qualidade e da NORFERSTEEL - Construções e Metalomecânica.

O projeto recebeu financiamento do NORTE-01-0247-FEDER-006438 (P2020).

Mais informações em http://criis.inesctec.pt/index.php/criis-projects/coopweld/.

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.