Projeto do INESC TEC inova na soldadura em estruturas metálicas
Teve lugar, no passado dia 22 de setembro, nas instalações da NORFER, a demonstração final do projeto CoopWeld - Robotized system for welding in structural steel fabrication, que contou com a participação do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC.
A solução desenvolvida combina software de programação off-line, perceção avançada e realidade aumentada (projection mapping), para obter uma célula de fabrico flexível, especialmente adequada para a produção em PME’s. Nesta abordagem, o robô é responsável pelas tarefas mais repetitivas e demoradas (soldadura) libertando o operador para as tarefas de maior valor acrescentado (montagem).
Coordenado pela Sarkkis Robotics, este projeto demonstrador teve como objetivo o desenvolvimento de um posto de montagem e soldadura robotizada que pode ser instalado em unidades fabris metalomecânicas com aumentos de produtividade em comparação com o fabrico tradicionalmente manual, em linha com os objetivos da Indústria 4.0 e do fortalecimento do tecido industrial metalomecânico. Ferramentas intuitivas para a tomada de decisão no que diz respeito a soldadura, foram também desenvolvidas, facilitando as operações e contribuindo para o aumento de produtividade e de qualidade.
A equipa do CRIIS que participou neste projeto conta com os investigadores Germano Veiga, Luís Rocha, Carlos Costa e Pedro Tavares. Além do INESC TEC, o projeto tem a colaboração do Instituto de Soldadura e Qualidade e da NORFERSTEEL - Construções e Metalomecânica.
O projeto recebeu financiamento do NORTE-01-0247-FEDER-006438 (P2020).
Mais informações em http://criis.inesctec.pt/index.php/criis-projects/coopweld/.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.