INESC TEC em destaque na Noite Europeia dos Investigadores
Um drone que atua em cenários de emergência foi uma das tecnologias escolhidas pelo INESC TEC para marcar presença na Noite Europeia dos Investigadores – Ciência à moda do Norte, uma iniciativa da Inova + e da Câmara Municipal de Matosinhos, que decorreu no dia 29 de setembro no Centro de Desportos e Congressos em Matosinhos.
A solução de comunicações sem fios baseada na utilização de drones como pontos de acesso “voadores” com capacidade para estabelecer, restabelecer e reforçar comunicações sem fios em cenários de emergência foi desenvolvida pelo INESC TEC e pela Tekever no âmbito do projeto WISE. Coube ao investigador Pedro Silva, do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC, apresentar esta tecnologia aos estudantes que visitaram o espaço.
Noutro evento que ocorreu no Planetário do Porto/Centro Ciência Viva, António Paulo Moreira, coordenador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC participou num debate sobre ética robótica, procurando responder a questões como “O que há de novo no mundo da robótica? Os robôs vão facilitar a nossa vida ou vão roubar os nossos empregos? E o trabalho robótico, deve ser taxado?”.
Houve lugar ainda para a demonstração do robô ColOmniAGV (Colaborative Omnidirectional AGV) do INESC TEC. Também André Dias do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos participou nesta iniciativa organizada pela Ciência Viva, em parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Universidade de Coimbra.
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia desde 2005, com o objetivo de celebrar a ciência e de a aproximar dos cidadãos. Enquadrada nas Ações Marie (Skłodowska) Curie, a Noite Europeia dos Investigadores ocorre em simultâneo em mais de 30 países e 300 cidades por toda a Europa.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, UP-FEUP e IPP-ISEP.