Offside
Lado B

Bruno Guedes é artista urbano.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da LTPlabs, pela voz de Teresa Bianchi de Aguiar.

Fora de Série

"Nos últimos três anos tenho aprendido e colaborado com investigadores de classe mundial, que me ajudam a melhorar as minhas capacidades científicas. É isso que me motiva no dia a dia." Vítor Cerqueira (LIAAD)

Pensar Sério

"Há uns anos quando sonhámos com a construção de um laboratório de investigação na área da realidade virtual multissensorial muitos pensaram que éramos apenas sonhadores." Miguel Melo (CSIG)

Galeria do Insólito

Quando no SCOM vimos chegar uma consulta com o título “Adaptação de sensores para incorporação em sistemas de deteção de flatulência canina”, pensamos que só podia ser uma brincadeira.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Nos meses de julho e agosto entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto FotoInMotion pretende criar histórias imersivas a partir de fotografias e vídeos

FotoInMotion é o novo projeto de investigação e desenvolvimento do INESC TEC, na área dos media digitais e indústrias criativas, que tem como objetivo desenvolver ferramentas que permitam criar histórias multimédia imersivas e contextualizadas, incorporando elementos 3D e de realidade virtual, a partir de uma fotografia.

Promovido pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, este projeto pretende desenvolver uma solução inovadora para a re-utilização de conteúdo audiovisual, em particular fotografia e vídeo, permitindo a criadores de conteúdo construírem, de uma forma simples e assistida, histórias multimédia ricas em conteúdo e em contexto. Este objetivo irá ser alcançado através do desenvolvimento de ferramentas automáticas para identificação de contexto, para reconhecimento de objetos e pessoas com informação visual e criação de descrições semânticas, quer de uma fotografia original, quer de conteúdos visuais disponíveis online. Aplicações avançadas para a transformação criativa de conteúdos, incluíndo 3D e animação, farão uso dessas ferramentas, que lhes permitirão selecionar, de uma forma automática e/ou assistida, conteúdos já existentes na Internet que estejam relacionados com a fotografia original e que sejam relevantes para a criação da história multimédia.

O projeto foca-se em três setores das indústrias criativas, nomeadamente fotojornalismo, moda e festivais. A solução a desenvolver pelo FotoInMotion permitirá combinar o poder narrativo de conteúdo vídeo com a facilidade de captar e disponibilizar fotografias, e simplificará o processo de troca de informação entre jornalistas e profissionais de media, favorecendo a re-utilização das grandes quantidades de conteúdo audiovisual que já existe atualmente online.

A solução integrará ferramentas de análise de imagem, aquisição e interpretação de dados contextuais, geração automática e assistida de metadados e ferramentas de edição 2D e 3D inteligentes.

A equipa do CTM é constituída por Paula Viana, Pedro Carvalho e Teresa Andrade, estando a coordenação da participação do INESC TEC a cargo de Teresa Andrade.

A candidatura foi submetida no âmbito do aviso H2020-ICT-20-2016-2017 - Tools for smart digital content in the Creative Industries. O consórcio conta com oito parceiros de sete países europeus (Luxemburgo, Grécia, França, Holanda, Itália, Estónia e Portugal), sendo seis deles PMEs e dois institutos de investigação.

O projeto tem um orçamento de €2,548,288.75 para 36 meses, tendo já tido avaliação máxima em todos os critérios, totalizando um total de 15 em 15 pontos.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, ao IPP-ISEP e à UP-FEUP.