Asneira Livre
Ticket para a reciclagem do registo de ponto
Por Patrícia Gonçalves *
Faço parte do INESC TEC há cerca de um ano e meio. Quando cheguei estava maravilhada com o funcionamento do instituto! Desde o serviço de tickets que REALMENTE FUNCIONAVA, até à ausência de registo de ponto, tudo me parecia perfeito!
Foram várias as vezes em que “chateei” o Sr. Manuel com pedidos de arranjos e, muito eficientemente, tudo foi reparado rapidamente! Os meus sinceros parabéns a quem teve a ideia do serviço de tickets e a todos que dele fazem parte!
A ausência de registo de ponto era, para mim, o ex-libris do INESC TEC! “Finalmente encontro uma instituição que compreende que não faz sentido haver horários fixos para quem faz investigação”, pensava eu e gabava-me a amigos, orgulhosa por fazer parte de tal instituição! Infelizmente, foi sol de pouca dura… Há uns meses passei a ser obrigada a picar ponto… Confesso que fiquei muito desiludida… :( Mas enfim, este será assunto para outra altura…
A única coisa de que não gostei quando cheguei ao INESC TEC foi a ausência de pontos de separação de lixo! Fui uma das (muitas, acho) pessoas que recorreram ao serviço de tickets para indagar sobre a questão da reciclagem e fazer alguma pressão para que fossem colocados por todo o edifício recipientes para a recolha seletiva do lixo. Desculpem, mas não compreendo quem não recicla… É uma maneira fácil de compensarmos um pouco o Planeta por tudo o que sujamos! E não se enganem ao imaginar “O Planeta” como a tradicional bola azul e branca isolada no espaço – NÃO! Se pegarem numa lupa e olharem para essa bola, vão ver que O Planeta é um sistema complexo do qual NÓS FAZEMOS PARTE! Não querem ser bonzinhos para O Planeta, sejam pelo menos bonzinhos para vocês próprios e para os que vos são próximos.
*respira fundo*
Agora que já ralhei convosco, permitam-me desculpar-me e mostrar-vos que não sou má pessoa. Em vez de andar por aí a dar lições de moral sobre o ambiente, prefiro fazê-lo com algum humor. Para (re)lembrar os colegas da separação do lixo, colei este papel na parede da copa do 2º andar:
Acredito que um pouco de humor possa conseguir mais do que um texto sério. Este pequeno papel não conseguiu os 100% de separação correta do lixo, mas melhorou-a. Talvez precise de um novo texto… Aceito sugestões. Obrigada.
* Colaboradora do Laboratório de Inteligência Artificial (LIAAD)