Offside
Lado B

A "INESC TEC Jazz Band" assinalou dia 6 de fevereiro cinco anos de existência. PARABÉNS!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Silos de Leixões, pela voz de Nuno Fernandes.

Fora de Série

"O INESC TEC deu-me tempo, espaço e a possibilidade de crescer de forma sustentada como profissional." Hugo Choupina (C-BER)

Asneira Livre

"Os meus sinceros parabéns a quem teve a ideia do serviço de tickets e a todos que dele fazem parte!", Patrícia Gonçalves (LIAAD)

Galeria do Insólito

Miguel começa por ouvir o som da água a borbulhar e pouco depois sente o cheiro a chão molhado, a seguir ouvem-se gritos de pessoas e pedidos de socorro...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de janeiro entraram 23 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC participa em evento europeu com jogos pervasivos para aprendizagem

«Como se divertem as flores?» Este foi o título da atividade organizada pelo Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, no âmbito do projeto europeu BEACONING (Breaking educational barriers with contextualised pervasive and gameful learning ou “Derrubar barreiras educativas através de uma aprendizagem contextualizada, pervasiva e com base em jogos”).

Foi num jogo-evento educacional, de participação aberta e gratuita, que decorreu em colaboração com o Jardim Botânico, no Porto, no dia 10 de fevereiro, que adultos e crianças de todas as idades foram convidados a fazer um percurso para explorar este espaço, conhecer espécies de flores, árvores, arbustos e ervas, entre outras plantas.

Os participantes tiveram ainda a ajuda do «Rapaz de Bronze» e do Gladíolo, personagens retirados da reconhecida obra de Sophia de Mello Breyner com o mesmo nome. Através do uso de telemóvel e de uma simples aplicação web, que recorre a tecnologias de geo-localização, os jogadores progrediam no jogo à medida que se deslocavam a cada local assinalado, resolvendo aí pequenos desafios. A ideia era aprender um pouco sobre algo nesse local e obter as dicas para encontrar os próximos.

No mesmo âmbito, teve lugar, no campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), um jogo educativo de exploração deste espaço, no qual os participantes tinham de descobrir poluentes ambientais. A interação na UTAD levantou questões urbanas, num jogo em que as crianças procuravam as instalações (virtuais) de uma organização criminosa (fictícia), responsável por poluição ambiental, e, através de técnicas de geo-localização, teriam que resolver a ameaça.

Beaconing UTAD

Esta iniciativa aconteceu a nível europeu e teve lugar simultaneamente em 15 cidades diferentes, sendo que o INESC TEC participou com dois eventos em duas localizações diferentes: no Jardim Botânico (Porto) e no campus da UTAD (Vila Real).

O projeto Beaconing tem como principal objetivo criar novos modelos e práticas de ensino e aprendizagem, promovendo a inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Neste projeto de €5,9M, os investigadores pretendem criar jogos pervasivos que transmitem conteúdo educacional e não apenas de entretenimento. Os jogos pervasivos estendem o mundo do jogo ao ambiente envolvente, podendo este ser a sala de aula, a casa do próprio estudante ou a cidade em que vive. Será desenvolvida uma plataforma para gerar automaticamente aplicações móveis com jogos pervasivos de acordo com a descrição dos próprios docentes, que lançam desafios e questões aos alunos, e que se integra com as ferramentas e serviços educativos existentes nas organizações participantes no projeto.